Madeira faz uma baixa na bancada parlamentar do PS - TVI

Madeira faz uma baixa na bancada parlamentar do PS

Parlamento

Deputado socialista eleito pela região decidiu suspender mandato porque não se revê nas posições do seu partido

Relacionados
Rui Caetano, deputado do PS na Assembleia da República eleito pela Madeira decidiu suspender o mandato, alegando que apesar da responsabilidade da situação financeira ser do Governo Regional não se revê nas posições do seu partido nesta questão.

«Sou madeirense e considero que se está a usar a dívida, os buracos e os erros de governação na Madeira para fazer esquecer os erros colossais que o país fez ao longo do tempo», disse à agência Lusa Rui Caetano.

O deputado socialista insular salienta que «o PS-Madeira sempre alertou para estes problemas, a todos os Presidentes da República e todos os primeiros-ministros, incluindo os socialistas, e eles foram fazendo de conta que esqueciam a situação».

«Na actual conjuntura há uma estratégia política com qual não estou de acordo porque sou madeirense, com este estigma que está a cair sobre a Madeira e os madeirenses e não aceito este tipo de comportamento», frisou

E acrescenta: «Se continuasse neste momento, na actual conjuntura, na Assembleia da República provavelmente seria obrigado a apoiar medidas que violariam os meus princípios e aquilo que defendo como sendo os interesses da Madeira, que têm de estar acima de tudo».

Rui Caetano sublinha que «não há dúvida que Alberto João Jardim pôs em causa o futuro da própria autonomia, mas também há depois as posições e estratégias do próprio PS ao longo do tempo» que devem ser levadas em conta.

«Por isso, considero que este é o momento certo para optar e neste caso opto pela escola, como sempre disse de início», declarou o deputado regional mesmo sem conhecer o parecer da Comissão de Ética sobre a questão da compatibilidade do exercício simultâneo dos cargos de deputado e responsável de uma escola na capital madeirense que foi suscitada.

Realça que «tendo em conta a conjuntura», prefere «assumir o projecto da escola, deixar a política para já, continuando, contudo, como vereador na câmara do Funchal».

Rui Caetano foi o número dois da lista do PS pelo círculo da Madeira, que foi encabeçada pelo líder do PS-M, Jacinto Serrão, e será substituído a partir de segunda-feira por Isabel Sena Lino, que também já ocupou a cadeira na bancada socialista da Assembleia da República representando esta região.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE