Portugal tem um compromisso "óbvio" com o projeto europeu - TVI

Portugal tem um compromisso "óbvio" com o projeto europeu

Conselho Europeu deu as boas vindas a António Costa, que hoje se estreou em cimeiras europeias como primeiro-ministro de Portugal

O Conselho Europeu deu as boas-vindas a dois "estreantes" em cimeiras de líderes da União Europeia, os primeiros-ministros de Portugal, António Costa, e da Polónia, que se deslocaram, este domingo, a Bruxelas pela primeira vez desde que tomaram posse.

"Temos dois colegas novos entre nós hoje, a primeira-ministra da Polónia, Beata Szydlo, e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa", observou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na sua intervenção de abertura dos trabalhos.


"Seja muito bem-vindo", disse Tusk em português, dirigindo-se a António Costa, depois de ter deixado as mesmas palavras, em polaco, à sua compatriota.

Três dias após ter tomado posse, António Costa participa hoje na sua primeira cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, uma reunião dos líderes da UE com a Turquia sobre migrações, ocupando à mesa da reunião o lugar imediatamente à direita da chanceler alemã Angela Merkel, que Pedro Passos Coelho ocupou nos últimos quatro anos.

À sua chegada ao Conselho, António Costa disse que fez questão que a sua primeira deslocação "fosse precisamente à União Europeia", para reafirmar "o óbvio" compromisso de Portugal com o projeto europeu.

"Eu fiz questão que esta minha primeira deslocação ao exterior fosse precisamente à União Europeia para reafirmar aquilo que é óbvio: a UE é uma aposta estratégica, fundamental, dos governos portugueses, desde que em 1976 o dr.Mário Soares apresentou o pedido de adesão de Portugal à UE, e desde aí Portugal tem tido uma posição constante e vai continuar a ter, obviamente", sempre "na linha da frente dos processos de integração europeia", disse.

A curta cimeira de hoje - a reunião, iniciada pouco depois das 16:00 locais (15:00 de Lisboa), deve terminar cerca das 19:00 locais - visa tratar do fortalecimento da cooperação entre o bloco europeu e a Turquia para ume melhor gestão dos fluxos migratórios, devendo ser oficializado um fundo de 3 mil milhões de euros que a União oferecerá a Ancara em troca da sua ajuda gerir os fluxos de refugiados oriundos da Síria.

A Turquia está representada pelo primeiro-ministro Ahmet Davutoglu, também ele recém-empossado no cargo.
Continue a ler esta notícia