Duarte Marques escreve carta a Merkel - TVI

Duarte Marques escreve carta a Merkel

Deputado do PSD critica a «desresponsabilização da Alemanha» pela austeridade

O deputado do PSD Duarte Marques escreveu uma carta a Angela Merkel em que critica a alegada «desresponsabilização da Alemanha» pela austeridade aplicada na União Europeia.

Na carta, que deverá ser enviada até sexta-feira, a que a agência Lusa teve acesso, o ex-presidente da Juventude Social Democrata começa por referir: «Com o objectivo de apurar a verdade, não podia deixar de lhe enviar esta carta, cumprindo um dever de consciência, aguardando que tal conteúdo não corresponda à realidade».

Duarte Marques faz ainda questão de frisar a notícia que foi capa no jornal Público com o título «Berlim demarca-se da austeridade e acusa Barroso de incompetência», acusando a Alemanha de um «oportunismo político» pouco digno e que nunca teve coragem para assumir o interesse europeu e alemão.

Quanto à atuação de Durão Barroso, Duarte Marques faz questão de recordar que alguns Estados-Membros «incluindo o dueto liderante franco-alemão» votaram «contra a iniciativa que a Comissão Europeia entendeu desenvolver para reforçar a regulação dos mercados financeiros, alguns anos antes desta crise se iniciar».

No final do texto, o deputado do PSD apela a um reforço do diálogo institucional, da liderança, da cooperação e da solidariedade entre Estados-membros «Conto, para isso - como sempre contei -, com uma Alemanha forte, pujante e que não deixe de dar os bons exemplos a que nos habituou», conclui.
Continue a ler esta notícia