Francisco Louçã critica duramente Vital Moreira no Facebook - TVI

Francisco Louçã critica duramente Vital Moreira no Facebook

Facebook de Francisco Louçã

Líder do Bloco de Esquerda coloca eurodeputado do PS ao lado de Durão Barroso

Relacionados
«Talvez seja melhor que alguém olhe por nós. Mas, se pudermos evitar que sejam José Manuel Barroso e Vital Moreira, talvez fiquemos melhor com a simples mas exigente obrigação parlamentar sem outra tutela superior que não seja a da responsabilidade democrática.

Esta é a frase que conclui um texto publicado por Francisco Louçã na sua página de Facebook, intitulado «É melhor que alguém olhe por nós». Nele estão inscritas críticas duras ao eurodeputado socialista Vital Moreira, por defender o controlo prévio da União Europeia sobre os orçamentos dos países-membros, nomeadamente num artigo de opinião publicado esta terça-feira no jornal «Público».

Louça critica o professor universitário por ter alterado a sua agulha política. «Vital Moreira garantiu, na campanha eleitoral, que não votaria em Barroso para presidente da Comissão. Como se sabe, meteu depressa a viola no saco e o grupo socialista, sem protesto de indignação do "professor de Coimbra, valha-me Deus", votou em peso em Barroso. Mas porque é que propõe agora que seja este homem, que considerava inadequado politicamente para dirigir a Comissão, que controle o nosso Orçamento, não tendo os votos de quem vai pagar os impostos, não respondendo por quem paga os impostos e não prestando contas perante quem paga impostos?»



No texto, Vital responde aos «antieuropeistas do costume», que se lançam «ao ataque contra esta supervisão reforçada de Bruxelas sobre o cumprimento dos princípios de disciplina orçamental», e explica:

«Quem não compartilha de tais posições não pode deixar de aceitar e compreender que a integração europeia não inclui apenas as vantagens de quem dela beneficia, mas também obrigações para com a UE, a começar pela de cumprir lealmente os compromissos em que a assenta a união económica e monetária.

O melhor que a UE pode fazer pelo crescimento sustentável e a criação de emprego é velar pela disciplina orçamental e pala estabilidade da moeda comum, o euro».
Continue a ler esta notícia

Relacionados