PSD saúda crescimento mas diz que se deve às reformas do anterior Governo - TVI

PSD saúda crescimento mas diz que se deve às reformas do anterior Governo

  • ALM com Lusa
  • 15 mai 2017, 14:10

Grupo parlamentar lembrou que, em 2016, o crescimento foi menor do que em 2015, referindo que tal “é inaceitável". Por sua vez, o CDS deseja mais investimento público e a manutenção da reforma laboral do Governo anterior

O PSD e o CDS saudaram o crescimento de 2,8% da economia portuguesa no primeiro trimestre de 2017, com o primeiro partido a considerar que se trata de uma recuperação que se deve às reformas realizadas pelo Governo anterior (PSD/CDS) e o segundo a pedir mais investimento público.

Estamos contentes com a recuperação do PIB [Produto Interno Bruto] neste trimestre que se deve às reformas realizadas pelo anterior Governo, à conjuntura internacional e na União Europeia mais favoráveis”, declarou à Lusa a deputada social-democrata Inês Domingos.

A deputada do PSD falava após a divulgação dos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) segundo os quais a economia portuguesa cresceu 2,8% no primeiro trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado e, comparando com o trimestre anterior, cresceu 1%,.

Para os sociais-democratas, os valores refletem “o esforço das empresas e das famílias que levaram a economia para a frente, apesar de o Governo ser inerte e ter revertido reformas”.

A parlamentar lembrou que, em 2016, o crescimento foi menor do que em 2015, referindo que tal “é inaceitável".

“Esperamos que a economia continue a crescer a um ritmo superior a dois por cento para tentar recuperar uma parte do que foi perdido", disse Inês Domingos.

Já a deputada do CDS-PP Isabel Galriça Neto admitiu que os dados do INE sobre o crescimento económico são positivos, mas desejou investimento público e manutenção da reforma laboral do Governo anterior.

Os números sobre o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] são positivos e isso é positivo para o país e com aquilo o que for positivo com certeza o CDS se congratula", disse a parlamentar democrata-cristã.

"Oxalá este seja um modelo sustentado. É preciso apostar nas exportações e no investimento público e não se comprometa o investimento público e não se inviabilizem reformas que permitiram que se chegasse aqui e que não é de agora", declarou.

De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais relativas aos primeiros três meses deste ano, divulgadas hoje pelo INE, o PIB aumentou 2,8% em volume no 1.º trimestre de 2017, em termos homólogos, depois de no trimestre anterior ter registado uma variação homóloga de 2%.

Este desempenho trimestral homólogo é, assim, o mais positivo dos últimos 10 anos, já que iguala o crescimento verificado no último trimestre de 2007, período em que a economia portuguesa cresceu também 2,8%.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE