Grilo defende menos Governo nas escolas - TVI

Grilo defende menos Governo nas escolas

  • Portugal Diário
  • 14 nov 2007, 15:29
«Dizer-se que o abandono surge apenas por causa da pobreza não é verdade», diz ministro

Devem ter mais autonomia para combater o insucesso e o abandono escolares

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Marçal Grilo, ex-ministro da Educação, defendeu hoje que o Governo deve intervir menos no sistema de ensino, dando às escolas mais autonomia para combater o insucesso e abandono, que classificou como «um dos maiores flagelos do país», escreve a Lusa.

«Precisamos de menos regulamentos, de menos instrumentos burocráticos e de mais responsabilidade e autonomia das escolas, dos professores e dos directores. Quanto menos regulamentação houver, melhor. Deixemos as escolas trabalhar», afirmou o actual administrador da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), que promove na próxima semana uma conferência internacional dedicada ao sucesso e insucesso escolares.

Num encontro com os jornalistas destinado a apresentar o programa da conferência, Marçal Grilo reivindicou um reforço da autonomia das escolas, dando o exemplo do Reino Unido, onde os estabelecimentos de ensino têm liberdade até para escolher os próprios professores.

A possibilidade de escolha da escola por parte das famílias deve igualmente «ser analisada e discutida» em Portugal, defendeu o responsável, ressalvando, contudo, tratar-se de «uma medida muito complexa».

Na conferência que vai realizar-se no início da próxima semana especialistas portugueses e estrangeiros vão reflectir sobre as causas do sucesso e insucesso escolares, tema tratado em seis projectos de investigação apoiados pela Gulbenkian.

O contributo das neurociências para o processo de aprendizagem ou a relação entre os recursos económicos investidos na Educação e o seu reflexo nos resultados dos alunos serão alguns dos temas abordados no encontro, que contará com a participação de personalidades como Maria José Nogueira Pinto, o cientista Alexandre Castro Caldas ou o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Nuno Crato.
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