«O PS é um partido de esquerda da acção e não da retórica» - TVI

«O PS é um partido de esquerda da acção e não da retórica»

Maria de Lurdes Rodrigues falou sobre as reformas que tem vindo a efectuar na Educação, sublinhando a sua concretização prática

Relacionados
A ministra da Educação discursou aos socialistas que se encontravam no Multiusos de Guimarães antes do primeiro-ministro, para sublinhar o carácter prático das reformas que encabeçou nesta área.

Maria de Lurdes Rodrigues justificou o seu «orgulho» em participar pela primeira vez como oradora: «Por ser um comício do PS, por ser um comício onde venho falar para falar de reformas concretizadas, de promessas cumpridas, e por ser um comício em que venho dar conta de reformas de esquerda».

Guimarães, a capital socialista por um dia

Com um «programa para a Educação centrado na escola pública», a governante destacou o lema do Governo: «Uma escola com todos e para todos». «Mas a escola pública só consegue isso, se for uma escola de qualidade. E o conjunto das reformas que promovemos visa justamente a qualidade no acesso ao conhecimento, à informação e à qualificação, porque só isso permite diminuir as desigualdades sociais dos portugueses», declarou.

«Tínhamos uma escola pública de manhã e uma escola privada à tarde»

Garantindo que «a reforma vai continuar», a Ministra da Educação deu alguns exemplos das suas políticas. «O inglês, a música, a ginástica, o estudo acompanhado¿ Antes, só as crianças cujos pais tinham dinheiro para pagar esse ensino é que o tinham. Tínhamos uma escola pública de manhã e uma escola privada à tarde», criticou.

«Há muitos que fingem não ver o que estamos a fazer no ensino secundário. Acham que não se passa nada, mas passa-se uma revolução. Temos mais alunos, mais cursos profissionais e melhores resultados. Para que os jovens concluam todos com êxito o ensino secundário», garantiu.

«Temos um programa muito ambicioso de modernização das escolas. Modernização tecnológica, de organização, de conteúdos e de espaços físicos. Alargámos a acção social de uma forma nunca antes conhecida. Temos o passe escolar e milhares de cursos ao nível do básico para que se concretize o sonho antigo de Portugal: todos terem pelo menos o 9º ano», continuou.

Maria de Lurdes Rodrigues assegurou que «foi com este Governo que se combateu o insucesso e o abandono escolar» e terminou com uma mensagem clara para a oposição: «O PS é um partido de esquerda da acção e não da retórica. A esquerda da retórica está a ficar tão distante do país que se arrisca a ser ultrapassada à esquerda pela direita mais conservadora».

«Vim aqui agradecer ao PS, porque nunca me faltou apoio de ninguém. O PS é a esquerda da mudança e da transformação do país», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados