Professores: CDS diz que decisão de tribunal é «derrota» para Governo - TVI

Professores: CDS diz que decisão de tribunal é «derrota» para Governo

Professores entregam postais a Sócrates

Avaliação de desempenho retirada de formulário electrónico para o concurso de colocação de professores

Relacionados
O CDS-PP considerou esta sexta-feira que a retirada da avaliação de desempenho do formulário electrónico para o concurso de colocação de professores representa uma «derrota» para o Ministério da Educação, que «não quis ouvir» os docentes, noticia a Lusa.

De acordo com o secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), o Ministério da Educação já retirou a avaliação de desempenho do formulário electrónico para o concurso de colocação dos professores, cumprindo a decisão do tribunal.

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Beja decretou na terça-feira uma providência cautelar no sentido de não considerar a avaliação de desempenho no concurso de colocação de professores.

«Tivemos oportunidade de confrontar a ministra com esta questão e ela disse que não, que não havia razão para retirar estes itens do formulário e, portanto, trata-se claramente de uma derrota do Ministério, que não quis dar ouvidos aos argumentos dos professores e dos partidos», defendeu o deputado centrista Michael Seufert, em declarações à Lusa.

Para o CDS-PP, o facto de a avaliação de desempenho só ter deixado de ser considerada no concurso de colocação de professores depois da decisão de um tribunal mostra «alguma obstinação e alguma cabeça dura».

«Aliás, o CDS perguntou à ministra na comissão, se fosse aprovada a nossa resolução, que não era vinculativa, mas era politicamente valiosa, o que é que ia fazer, e a ministra não quis responder e agora teve mesmo de se vergar ao tribunal», apontou Michael Seufert.

O deputado referia-se ao projecto de resolução que o CDS entregou na terça feira, no sentido de a avaliação de desempenho não ser tida em conta nos concursos de professores e no qual o partido recomendava ao Governo a eliminação do critério da avaliação de desempenho para efeitos do resultado dos concursos.

Michael Seufert lembrou que a decisão do tribunal vem no sentido daquilo que o CDS-PP «sempre defendeu mal este problema se pôs».

«Os professores não estavam todos a ser tratados da mesma forma, havia casos de professores que ainda não tinham recebido a avaliação, havia casos que tinham sido avaliados e as notas arredondado para um valor inteiro e havia casos de professores que tinham recebido uma nota quantitativa, ou seja, uma nota de zero a dez, e depois outra nota qualitativa, bom, muito bom, para constar nas pautas», justificou o deputado centrista.

Michael Seufert apontou que o CDS-PP fica satisfeito por o problema estar resolvido, mas preferia que o tivesse sido pelos «meios normais», sem a intervenção da justiça.
Continue a ler esta notícia

Relacionados