Autárquicas Porto: «Repito o apelo de Manuel Alegre» - TVI

Autárquicas Porto: «Repito o apelo de Manuel Alegre»

Elisa Ferreira com um pé em Bruxelas e outro no Porto domina boa parte do debate no TVI24

Relacionados
A dupla candidatura de Elisa Ferreira à autarquia e ao Parlamento Europeu, onde foi eleita, dominou parte do debate entre os candidatos à Câmara do Porto, com o bloquista João Teixeira Lopes a argumentar com palavras socialistas: «Repito o apelo de Manuel Alegre: «Escolha a Câmara do Porto ou o Parlamento Europeu, mas escolha».

O cartaz «Com os dois pés no Porto» de Rui Rio é uma evidente «(in)directa à candidata do PS, que está 50 por cento no Porto e 50 por cento no Parlamento Europeu», mas «também pode ser visto pela positiva porque significa que estou totalmente empenhado», justificou o presidente.

«Há não sei quantos anos que dizem que eu quero ser presidente do PSD e estão sempre a enganar-se», atira o candidato do PSD/PP quando lhe perguntam se está na calha para suceder a Ferreira Leite.

Elisa defende-se com um ataque: «O dr. Rui Rio jura que está com os dois pés no Porto, mas o que interessa é onde a gente tem a cabeça».

Elisa «insulta o trabalho dos vereadores»

Elisa já disse que se perder não aceita ser vereadora. E explica porquê: A «total discordância» face às políticas de Rio não lhe dão margem de manobra: «Não é nas margens que eu podia fazer alguma coisa», justifica.

O argumento é prontamente rebatido por Rui Sá para quem Elisa faz «um insulto ao trabalho dos vereadores». E prossegue: «Elisa Ferreira está, no fundo, a dizer que os vereadores do PS irão para a câmara contrariados com a certeza de que não vão lá fazer nada». Ao mesmo tempo recorda o seu exemplo pessoal: «apresentei sozinho cinco vezes mais propostas que os vereadores do PS».

«Eu, pelo menos, vou chateando e mostrando as asneiras que o presidente vai fazendo». «Chateia e não é pouco», graceja Rio.

Teixeira dos Santos com os dois pés no Governo

Teixeira Lopes também concorda: «Se o diagnóstico é tão mau, então é mais uma razão para a candidata do PS ficar. E lembra que não é só Elisa que está na lista socialista a 50 por cento: «O candidato a presidente da Assembleia Municipal, o ministro Teixeira dos Santos, também não fica».

Os principais «pecados» de Rio

Elisa Ferreira garante que «há imensas provas do esgotamento» da política de Rui Rio. «A mais evidente é o envelhecimento da cidade».



«O Porto é a cidade que mais perdeu população nos últimos oito anos. Perdeu 18 por cento dos habitantes», não totalmente por culpa de Rui Rio, mas fruto de «políticas erradas» que não conseguiram travar essa tendência, garante. A candidata acredita ainda que a cidade está «a perder dinâmica económica».

Para o candidato da CDU, Rui Sá, o principal pecado de Rio é «pensar que a ideia de cidade passa essencialmente por entregar os equipamentos a privados».

Já o candidato do Bloco de Esquerda considera que a Câmara de Rio não consegue assumir um papel pro-activo. «A Câmara poderia ceder as casas devolutas que são às centenas» a quem precisa. «É a única câmara sem um plano social», reforça.

Rio garante que a oposição estudou mal os números e lembra que estão em curso obras de reabilitação em «330 e tal edifícios» da Baixa do Porto.

«É claro que eu preferia que a dra Elisa Ferreira ganhasse, mas ...»

Elisa acha estranho que a esquerda a ataque em vez de procurar unir-se contra Rio.

João Teixeira Lopes responde: «É claro que eu preferia que fosse a dra Elisa Ferreira a ganhar em vez do dr. Rui Rio, mas condenou a sua candidatura ao colocar um pé em Bruxelas e outro no Porto».

O candidato bloquista ganha o balanço com as legislativas e confessa que «o principal objectivo é tirar a maioria absoluta a Rui Rio» através da sua eleição como vereador.

«Elisa diz que não quer ser vereadora, mas presidente da Câmara» e Rio apela ao voto no PSD/PP porque «não seria minimamente lógico deixar o trabalho a meio».
Continue a ler esta notícia

Relacionados