Europeias. PS à frente em todas as sondagens - TVI

Europeias. PS à frente em todas as sondagens

Vital Moreira em campanha

Mas socialistas perdem três eurodeputados e social-democratas elegem mais um. Guerra à esquerda pelo terceiro lugar

Relacionados
O PS ganha as eleições europeias, de acordo com todas as sondagens divulgadas esta sexta-feira, último dia da campanha eleitoral.

A vantagem socialista varia entre 5,3 e 2 por cento. Contudo, em todas elas, o PS elege menos eurodeputados do que em 2004, passando de 12 para 9, e o PSD elege mais, passa de 7 para oito.

Bloco e CDU ganham e perdem o terceiro lugar, conforme as sondagens, mas elegem os mesmos dois eurodeputados e o CDS/PP posiciona-se sempre na cauda, assegurando apenas a eleição do cabeça-de-lista.

De acordo com a sondagem Correio da Manhã-Aximage, o PS ganha as eleições europeias com 36,2 por cento das intenções de voto. Logo abaixo com 30,9 por cento surge o PSD.

Comparando com os resultados de 2004, os socialistas perdem três eurodeputados, passam de 12 para 9, e os social-democratas elegem mais um, passando de sete para oito.

PCP, com Ilda Figueiredo, e Bloco de Esquerda, com Miguel Portas, registam um empate técnico, respectivamente com 10,1 por cento e 10,2, elegendo ambos dois eurodeputados.

Já o CDS/PP que, em 2004, coligado com o PSD elegeu dois eurodeputados, perde agora um eleito. Os populares conquistam 5 por cento das intenções de voto e parecem assegurar a eleição do cabeça-de-lista, Nuno Melo.

Comparando com as europeias de 2004, a abstenção cresce, passando de 61,2 por cento para 65,3.

Também o estudo da Eurosondagem, divulgado pelo Expresso, confirma a vitória do PS com uma vantagem de 4,1 por cento sobre o PSD. Os primeiros conquistam 36 por cento das intenções de voto e nove eurodeputados. Os segundos, 31,9 por cento e oito eurodeputados.

O Bloco ultrapassa a CDU, com 10,1 por cento e dois eurodeputados, e assume-se como terceira força política, registando o maior crescimento face a anteriores actos eleitorais. Já a Coligação fixa-se nos 9 por cento, mas também com dois eurodeputados.

O CDS/PP surge no fim da tabela com 6,5 por cento das intenções de voto e um eurodeputado eleito.

Por seu lado, a pesquisa do Centro de Sondagens da Universidade Católica, divulgada pelo «Diário de Notícias», dá 34 por cento das intenções de voto ao PS, com nove eurodeputados, 32 por cento ao PSD, oito eurodeputados, 11 por cento à CDU, dois eurodeputados, 9 por cento ao Bloco, dois eleitos, e 4 por cento ao CDS/PP, elegendo apenas o cabeça-de-lista, Nuno Melo.

Neste estudo, apenas 21 por cento dos inquiridos manifestou a intenção de não votar no próximo domingo e oito por cento confessam-se indecidos.

Com o alargamento da União Europeia, Portugal passa de 24 para 22 deputados no Parlamento Europeu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados