Mário Soares defende nova maioria absoluta do PS - TVI

Mário Soares defende nova maioria absoluta do PS

Mário Soares

Ex-chefe de Estado não vê motivos para alterar calendário eleitoral

Relacionados
Mário Soares defendeu, esta terça-feira, que a crise pode tornar o país «ingovernável» em 2009, mas admitiu que uma maioria absoluta do PS nas próximas eleições legislativas pode evitar que tal aconteça, diz a Lusa.

«As oposições pensam em deitar este Governo abaixo, mas têm de pensar na alternativa e em qual vai ser a alternativa, senão caímos no risco de o país se tornar ingovernável», afirmou o antigo chefe de Estado.

«Portugal não pode ser uma Maria vai com as outras»

Questionado pelos jornalistas sobre se uma maioria absoluta do PS poderia contribuir para evitar um cenário de instabilidade governativa, o fundador do PS respondeu: «Admito isso. É preciso é que o povo não se distraia e vote bem, que vote em consciência, não estou aqui a fazer campanha por ninguém».

Durante a sua intervenção, por outro lado, Mário Soares acusou o governo socialista de «não ter percebido a tempo a profundidade da crise», ressalvando contudo que, a partir do momento que tal aconteceu, «Sócrates tem feito tudo o que tem podido».

«O Governo tem feito um esforço para se adaptar à situação actual», acrescentou, deixando alguns recados aos partidos da oposição: «Ao contrário do que eu pensava e estimaria, não se estão a perfilar alternativas».

Sem motivos para alterar calendário eleitoral

O antigo Presidente da República Mário Soares defendeu ainda não haver motivo para alterar o calendário eleitoral para 2009, ano de eleições europeias, autárquicas e legislativas.

«Não há razão, porque se é só por causa de uma questão material, caramba, gasta-se dinheiro em tanta coisa não é isso que nos vai arruinar», disse.
Continue a ler esta notícia

Relacionados