PSD: Jardim ainda pode avançar - TVI

PSD: Jardim ainda pode avançar

Alberto João Jardim

Presidente do Governo Regional espera por apoio das bases. Sondagem dá vantagem a Ferreira Leite

Relacionados
Alberto João Jardim deve anunciar na próxima terça-feira se avança ou não para uma candidatura à liderança do PSD. Segundo o Diário de Notícias, o presidente do Governo Regional da Madeira está a tentar reunir apoios para as eleições directas de 31 de Maio.

Caso consiga reunir uma vaga de fundo das bases, o polémico social-democrata poderá avançar contra Santana Lopes, Manuela Ferreira Leite e os restantes três candidatos.

Em posições públicas, Jardim tem manifestado a sua insatisfação, levando-o mesmo a apelar ao «ao PSD profundo, ao PSD do povo, ao PSD de Sá Carneiro, para que se revolte contra todas estas candidaturas que fraccionam e destroem o partido».

«Apelo a uma solução que una as bases e os dirigentes patriotas, sem mais divisões, unidos para o futuro que está ao nosso alcance! Apelo à vossa consciência individual, para que as vossas opções não sejam condicionadas pela comunicação social de esquerda. Não a deixem manipular o nosso partido, nem nos ditar escolhas», disse, durante mais inauguração, que substituiu as comemorações do 25 de Abril.

«Eu estou com a porta aberta, mas dependo das bases e dos dirigentes patriotas do partido, como acabei de dizer. Ideologicamente estou mais próximo do Pedro Santana Lopes, mas só ideologicamente. Se se mantiver este rendilhado, esta balcanização, esta fragmentação, eu não vou votar», frisou, em declarações aos jornalistas.

Sondagem dá vantagem a Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite é a melhor candidata a presidente do PSD. É a opinião da maioria dos inquiridos numa sondagem realizada pela Intercampus para a TVI. Tanto entre os eleitores próximos do PSD, como entre todos os inquiridos, Ferreira Leite vence destacada. Em último lugar, fica Pedro Passos Coelho.

Entre os inquiridos da sondagem que disseram estar próximos do Partido Social-Democrata, 51 % acreditam que Manuela Ferreira Leite é a melhor candidata. Para 21 %, a escolha recai sobre Pedro Santana Lopes, 19,8 % escolhem Alberto João Jardim e 7,8% Pedro Passos Coelho.

A mesma questão foi colocada ao total de inquiridos com resultados semelhantes. Manuela Ferreira Leite é a preferida de 49,6 % para presidente do PSD. Segue-se Santana Lopes, escolhido por 18,8 % dos inquiridos. Alberto João Jardim é o preferido de 16,5 %. Já Pedro Passos Coelho consegue o apoio de 15,2% dos inquiridos.

A Sondagem Intercampus para a TVI foi realizada nos dias 23 e 24 de Abril de 2008, com o objectivo de conhecer a opinião da população portuguesa sobre o melhor candidato para presidente do PSD/PPD. Universo constituído por indivíduos de ambos os sexos, com mais de 18 anos, recenseados eleitoralmente em Portugal Continental. A amostra é de 726 indivíduos, dos quais 53,6% do sexo feminino, e a recolha foi efectuada através de entrevista telefónica, com controle das variáveis sexo e idade. O erro de amostragem é de mais ou menos 3,6%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE