Sem Governo à vista: o "filme" do impasse político nacional - TVI

Sem Governo à vista: o "filme" do impasse político nacional

  • Sofia Santana
  • 17 out 2015, 10:00
Passos Coelho e António Costa à saída da segunda reunião [João Relvas\Lusa]

Formação de um governo "estável" obrigou forças políticas a intensas negociações ao longo das últimas duas semanas. Recorde os principais acontecimentos desde as eleições

Como será o próximo Governo de Portugal? É esta a questão que paira sobre a agenda política nacional e que estará na cabeça de muitos portugueses. As eleições legislativas de 4 de outubro deram a vitória à coligação PSD/CDS-PP, mas sem maioria absoluta e com uma maioria parlamentar de esquerda, o que criou um impasse na formação do Executivo.

Inicialmente, comentadores e politólogos assumiam, perante a vitória da coligação Portugal à Frente, que Passos Coelho continuaria a ser o primeiro-ministro português. No entanto, duas semanas depois a hipótese de uma aliança à esquerda ganhou força e é agora um cenário muito considerado.

A formação de um governo "estável", como o próprio Presidente da República já pediu, está a ser um verdadeiro desafio para as principais forças políticas, que encetaram negociações ao longo das últimas duas semanas. Umas mais "inconclusivas" do que outras, é certo.

Recorde agora o "filme" dos acontecimentos desde as eleições.
Continue a ler esta notícia