Sondagem Intercampus/TVI: PSD à frente nas intenções de voto - TVI

Sondagem Intercampus/TVI: PSD à frente nas intenções de voto

Passos Coelho

Se as eleições fossem hoje, os sociais-democratas venceriam, mas sem maioria absoluta

Relacionados
O PSD vai à frente nas intenções de voto. A sondagem da Intercampus para a TVI mostra que se as Legislativas fossem hoje, o PSD ganhava, mas sem maioria absoluta. O partido liderado por Passos Coelho foi o único a subir na sondagem de Dezembro. O PS, de José Sócrates, caiu, mas menos do que há um mês.

Em 2011, as eleições antecipadas não são cenário excluído. A instabilidade parlamentar é grande, mas não ficava resolvida se as legislativas fossem hoje. O PSD está isolado em primeiro lugar, com 41,6 por cento das intenções de voto, mas sem maioria absoluta. O PS tem 30,1 por cento, o Bloco de Esquerda surge em terceiro lugar, com 10,7 por cento, o PCP com 8,8 e o CDS-PP com 7,7 por cento.

PSD e CDS juntos também não são suficientes para conseguir uma maioria absoluta à direita. E isto apesar de o partido liderado por Passos Coelho ser o único a crescer nas intenções de voto: no último mês, o PSD subiu 2,4 pontos. Mesmo depois de viabilizar o Orçamento do Estado socialista. Em relação ao mês passado, o PS desceu, mas apenas 0,4 pontos. O Bloco de Esquerda é o partido que menos desce, perde só 0,3 pontos. O CDS cai 0,8 e o PCP 0,9 pontos.

A projecção de Novembro da Intercampus para a TVI, foi feita com base numa sondagem em que 38,2 por cento dos inquiridos não vai votar, ainda não decidiu ou não quis responder.

Ficha técnica:

Sondagem INTECAMPUS para a TVI, realizada entre os dias 10 e 15 de Dezembro de 2010, com o objectivo de conhecer a opinião da população portuguesas sobre temas da actualidade.

Universo constituído pela população portuguesa, com mais de 18 anos, residente em Portugal Continental. Com recolha através de entrevista telefónica, a amostra é constituída por 607 entrevistas: 51,7% dos entrevistados do sexo Feminino, 48,3% do sexo masculino, 31,5% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 34 anos, 33,8% entre os 35 e os 54 anos e 34,8% dos indivíduos com mais de 55 anos. Por regiões, 17,6% dos entrevistados residem no Norte Litoral, 14,2% no Grande Porto, 19,3% no Interior, 18,0% no centro Litoral, 21,1% na Grande Lisboa e 9,9% no Sul. O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3,97%. A taxa de resposta obtida foi de 38,5%.

Nos resultados de temas sobre política, e quando aplicável, é feita uma distribuição proporcional de registo de não respondentes, sem opinião e abstenção, passando a usar-se a expressão «projecção».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE