Urnas abriram sem incidentes em Ermelo - TVI

Urnas abriram sem incidentes em Ermelo

Uma semana depois do homicídio do marido da candidata do PSD já se vota

Relacionados
As mesas eleitorais abriram às 08:00 em Ermelo e Fervença, Mondim de Basto, sem qualquer incidente, uma semana depois do homicídio do marido da candidata do PSD àquela assembleia de freguesia, que determinou a repetição do acto eleitoral.

Cerca de duas dezenas de militares da GNR estão colocados nas proximidades das mesas de voto, sendo que os que se encontram mais perto das instalações estão desarmados para respeitar a lei.

Joaquina Dias mora mesmo ao lado da Casa do Povo de Ermelo, onde está instalada a secção de voto número um e foi votar assim que viu as luzes acesas. Ainda teve que esperar um pouco, mas mal as portas abriram, Joaquina foi a primeira a exercer o seu direito de voto.

«Foi na mesma. Igual aos outros anos. Quase não saio de casa», afirmou a idosa aos jornalistas que hoje se concentram na pequena freguesia da serra do Alvão.

Até às 08:30 já tinham votado 18 eleitores na secção de voto de Ermelo. Para a constituição das mesas, o PS convidou militantes do partido de Vila Real.

Uma semana depois do homicídio de Maximino Clemente, em plena assembleia de voto de Fervença, decorrem as eleições naquela freguesia que vão ditar o nome do próximo presidente da autarquia e o último do país a ser eleito nas autárquicas 2009.

O suspeito da morte de Maximino Clemente - marido da actual presidente da junta de Ermelo, que se recandidata ao cargo pelo PSD, Glória Nunes - é o ex candidato do PS, António Cunha que vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Após o crime o PS retirou a candidatura à Assembleia de Freguesia de Ermelo. Glória Nunes mantém a sua recandidatura à presidência da junta de Ermelo como forma de homenagear o marido.

A liderança na Câmara de Mondim de Basto ainda permanece em aberto, tendo em conta que falta apurar a freguesia de Ermelo, com 935 eleitores, sendo a actual diferença de votos entre o PS e o CDS-PP de 417.

Com oito freguesias apuradas, o PS vai à frente com 1.897 votos e dois vereadores eleitos, segue-se o CDS com 1.480 votos e um mandato conquistado e o PSD com 1.221 votos e também um vereador eleito, faltando eleger um mandato.
Continue a ler esta notícia

Relacionados