Marisa Matias: “Tenho muito trabalho a fazer, cheguei mais tarde” - TVI

Marisa Matias: “Tenho muito trabalho a fazer, cheguei mais tarde”

Em entrevista à TVI, a candidata presidencial apoiada pelo BE diz que está na corrida para disputar uma segunda volta e que o seu principal adversário é “obviamente” Marcelo Rebelo de Sousa. Acusa Cavaco Silva de ter suspendido a democracia desde as eleições. E tenta descomplicar a questão da NATO e do Tratado Orçamental

Marisa Matias por várias vezes, em entrevista à TVI e TVI24, usou o artigo “a” antecedido de Presidente, para clarificar que o chefe de Estado não tem de ser, necessariamente, um homem. A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda foi a última a entrar na corrida, reconheceu-o sem problemas, bem como às dificuldades que pode encontrar, mas assume que se candidatou para tentar disputar uma segunda volta.

“Vou disputar a segunda volta por dificil que possa parecer, não tenho medo da dificuldade nem de trabalhar para isso. Vou fazer por merecer e sei que tenho muito trabalho para fazer porque chego mais tarde do que os outros”

 
O seu principal adversário? “É obviamente o candidato de direita, Marcelo Rebelo de Sousa”.
 
As sondagens dão o professor e ex-presidente do PSD como favorito a larga distância dos outros candidatos (Marisa Matias fica-se pelos 3%). A eurodeputada diz que isso é “factual”, mas entende que se ela própria, ou qualquer outro candidato tivesse tido, “semanalmente, durante 10 anos” oportunidade de comunicar com as pessoas, “provavelmente” o cenário seria hoje diferente, embora tenha recusado que a televisão produza um candidato.
 
Marisa Matias recusa que a sua candidatura seja uma “extensão” das propostas do Bloco de Esquerda, mas não vê o apoio de um partido político a um candidato presidencial como um problema e entende que é mais importante ser independente a outros níveis, como da Finança e da indústria farmacêutica, exemplificou.
 

“O Presidente da República em funções tratou de maneira diferente as pessoas e a finança, com vantagem para a finança. O PR não tem de ser o garante da estabilidade dos poderes económicos, tem de ser garante da estabilidade e da vida das pessoas que vivem aqui”


Disse ainda que a sua candidatura surgiu pela “necessidade de dar voz, visibilidade e fazer um debate politico em torno das presidenciais que não seja vago e redondo, mas que traga problemas concretos, um país invisível, mas onde a dignidade impera e a austeridade foi imposta”.“Não, não vejo, não vejo verdadeiramente este debate nas outras candidaturas”, atirou ainda.
 

"Um PR não faz jogos, cumpre regras"

 
As críticas a Cavaco Silva estenderam-se à atuação do chefe de Estado depois das eleições legislativas de 4 de outubro, com Marisa Matias a acusá-lo de ter tido um “caderno de encargos” para a Assembleia da República e para o Governo: 

“O Presidente da República entendeu suspender a democracia durante mais de 50 dias, como entendeu fazer do ato eleitoral e da sequência desse ato um jogo. Um PR não faz jogos, cumpre regras”. 

 
O aviso de que ainda poderia demitir o Governo e a chamada “bomba atómica” de dissolução da Assembleia, estando “permanentemente na mão, seguramente não dá garantias de estabilidade”, defendeu.
 
“Só há duas formas de fazê-lo: se o governo perder maioria do apoio parlamentar e não houver condições para continuar no exercício das funções e outra é exonerando o primeiro-ministro se ele falhar completamente em relação aos seus deveres de Estado. Nenhuma dessas situações existe na atualidade. não vale a pena criar fantasmas em relação ao que não existe”.
 
Por isso, entende que o fator de instabilidade não vem dos acordos à esquerda. “Veio do Presidente da República. O acordo nem precário nem contraditório, é muito concreto em várias matérias”.
 

Tratado Orçamental e NATO? "Temos de acabar com esta farsa"

 
Quanto às garantias de cumprimento dos acordos internacionais como o tratado orçamental e a NATO, que BE e PCP contrariam nas suas propostas políticas, e que, segundo Cavaco Silva, os acordos à esquerda deixam “dúvidas”, Marisa Matias tenta descomplicar a questão, dando como exemplo o que outros países fazem, sem consequência de maior:
 
“Temos de acabar com esta mentira e esta farsa que se tem feito relativamente ao Tratado Orçamental. Não há o mesmo tipo de preocupação relativamente ao cumprimento como Alemanha, França, Itália ou Espanha. Esses países também assinaram, esses países também assinaram. A questão não é quem é que está a cumprir... À chantagem tão permanente sobre portugueses, eles devem perguntar-se se esta politica de austeridade está a funcionar ou não. E se há alternativas ou não. E há sempre alternativas em democracia”, começou por dizer.
 
Relativamente à NATO, escudou-se na Constituição:

“Não sei se os outros candidatos andam distraídos ou não, mas todos juram defender a constituição, que tem um artigo que defende a dissolução dos blocos militares. O único que resta é a NATO. É uma falsa questão...”.

 
Se o atual Governo de António Costa se compromete a cumprir estes acordos, poderia haver conflito com Marisa, a Presidente? A candidata respondeu assim:“Nas questões essenciais não há conflito. Em relação a tudo o resto, de cada vez que as instituições e o povo se levanta para defender os seus direitos, garanto-lhe que eles são cumpridos. Não caiu nenhuma trovoada em Portugal nenhuma tempestade cada vez que o Tribunal Constitucional disse que se devia garantir os direitos”. “Eu estou do lado do Tribunal Constitucional”, assegurou.
 
Se não passar à segunda volta, Marisa Matias apoiará “o candidato de esquerda que estiver melhor colocado”. “Penso que nestas coisas haverá reciprocidade. Penso que todos os candidatos se juntarão para apoiar essa candidatura”.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE