Sócrates: «Nunca deveria ter formado um Governo minoritário» - TVI

Sócrates: «Nunca deveria ter formado um Governo minoritário»

José Sócrates

Ex-primeiro-ministro reconhe pelo menos um erro

José Sócrates quebrou o silêncio e aceitou pelo menos um erro. Diz que não deveria ter formado um Governo minoritário, porque não tinha suporte no Parlamento.

«É mais fácil falar agora, mas reconheço que nunca devia ter formado um governo minorirátio, pois era permanentemente acossado pela Assembleia da República. Se eu soubesse que ia haver a crise das dívidas soberanas nunca tinha formado um Governo minoritário», frisou, lembrando que havia «um Parlamento muito hostil».

Já em relação à nacionalização do BPN não reconhece um eventual erro. «Não acho que se possa fazer essa discussão agora. Na altura, com informação que tínhamos, achei que seria melhor nacionalizar. Havia um risco sistémico e com a queda do Lehman Brothers havia uma espiral de crise financeira», recordou.

Atual Governo matou qualquer expetativa

Já quase na pele de comentador político, José Sócrates aceitou fazer um diagnóstico do atual Governo. Na sua perspetiva há «um problema de comando e direção política». «Tem tanto desgaste que não vejo condições que este Governo desenvolva o que é necessário para o país», frisou.

«Não há Governo sem esperança, é preciso traçar um rumo», referiu, o que o levou a fazer uma citação: «Estes dois anos fazem-me lembrar a Divina Comédia de Dante, em que se diz à entrada do inferno: Deixai toda esperança ó vós que entrais...»

Surpreendido com a política de Passos Coelho, considera que «o discurso deste Governo é de expiação».
Continue a ler esta notícia