Os chapéus de labrego de Paulo Portas - TVI

Os chapéus de labrego de Paulo Portas

Episódio deste fim-de-semana do Ephemera aborda os vários objetos utilizados não só durante as campanhas políticas, mas também em ações de protesto ao longo da História.

Um dos objetos que José Pacheco Pereira guarda no seu arquivo e que merece especial destaque é um chapéu de "labrego", que vem da expressão galega que significa "camponês".

Este chapéu de palha é, de alguma forma, especial para Pacheco Pereira, uma vez que é o tipo de chapéus outrora muito utilizados por Paulo Portas, durante as célebres visitas às feiras. Umas vezes eram bonés, quando se tratava de visitas latifundiárias; outras vezes eram chapéus de palha, em visitas às feiras.

Ora, José Pacheco Pereira revela que um dia pediu a Paulo Portas para ficar com um dos seus chapéus de labrego, para o arquivo Ephemera, e o então líder centrista acedeu. No entanto, o historiador nunca o recebeu e aproveitou para relembrar o pedido, tantos anos depois.

De notar ainda, na extensa coleção do Ephemera, a evolução dos chapéus nas ações de campanha: se no tempo de Portas eram os tais chapéus de labrego (ou de palha), entretanto evoluíram para bonés e, mais recentemente, os "panameras".

Continue a ler esta notícia