Pacheco Pereira considera provada a «conspiração» de Sócrates - TVI

Pacheco Pereira considera provada a «conspiração» de Sócrates

Deputado do PSD exige esclarecimentos

Relacionados
O deputado social-democrata Pacheco Pereira considerou esta sexta-feira que as escutas divulgadas mostram que «há uma conspiração» para manipular a imprensa, defendendo que o primeiro-ministro tem de dar «esclarecimentos, e muitos».

«O que estamos a conhecer é uma conspiração, um conluio de responsáveis políticos e responsáveis económicos, com pessoas que funcionam como comissários políticos em diferentes empresas, misturando interesses económicos com interesses políticos, no sentido de manipular aquilo que é o contexto actual da imprensa em Portugal», disse, à saída de uma reunião da comissão eventual contra a corrupção.

Pacheco Pereira considera que «as pessoas são livres de emitirem a sua opinião», mas acredita que a liberdade de expressão seria «condicionada» se «um plano deste tipo fosse levado avante».

Para o deputado do PSD, está em causa «um objectivo abuso de poder», destacando que os factos remontam a um momento «em que a preocupação dominante do poder político era o controlo da informação em período pré-eleitoral».

Questionado sobre se o primeiro-ministro deve demitir-se, Pacheco Pereira defendeu que José Sócrates «tem de fazer uma avaliação sobre a sua posição».

«Já sabemos que mentiu ao Parlamento, o que em qualquer país democrático, é grave», sustentou o social-democrata, defendendo que o primeiro-ministro tem de prestar «esclarecimentos cabais sobre o que é que fez, que decisões tomou, que processos permitiu que se desenvolvessem à sua volta».

Também as pessoas que trabalharam com Sócrates devem «dar esclarecimentos, e muitos», referiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE