«A língua portuguesa não é de Portugal» - TVI

«A língua portuguesa não é de Portugal»

Tomada de posse dos novos secretários de Estado [LUSA]

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português considera que existem «formas diferentes» de ver o Acordo Ortográfico

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português considera que existem «formas diferentes» de ver o Acordo Ortográfico, mas, em vez da «dessintonia» na adesão ao novo instrumento da língua, prefere destacar o seu valor económico.

Francisco Almeida Leite, que regressa hoje a Portugal, após uma visita oficial de cinco dias a Angola, a primeira na qualidade de membro do Governo que passou a integrar em abril passado, disse, em entrevista à Lusa, que a língua portuguesa não é propriedade de Portugal.

«A língua portuguesa não é de Portugal. Neste momento, é desta comunidade de 250 milhões de falantes de português», frisou, à pergunta sobre se acredita que Angola venha a ratificar o Acordo Ortográfico até 2015, como prometeu há dias, em Lisboa, a Presidente brasileira, Dilma Rousseff.

Para Francisco Almeida Leite, «cada Estado tem o seu tempo. Há maturações diferentes, há formas de ver o Acordo Ortográfico diferentes, mas há sobretudo uma comunhão enorme de que o português nos une. E o que retiro daqui é que o português tem um valor económico enorme. Considerável. Todos os Estados já perceberam isso e estão a apostar nisso», considerou.

A importância económica da língua é aferida pela ideia de que tem subjacente «um mercado com um potencial muito grande para as exportações», salientou.

«Para as importações também. Nós vamos apostar nisso, mais do que essa dessintonia em termos temporais de adesão ao Acordo Ortográfico. Isso, neste momento, não é o principal», defendeu.

Durante a estada em Angola, o secretário de Estado debateu com as autoridades angolanas a extensão do programa Saber Mais, projeto de formação e capacitação de professores angolanos, que já formou mais de 1.800 docentes.
Continue a ler esta notícia