«Carlos Costa quer ser o Mario Monti português» - TVI

«Carlos Costa quer ser o Mario Monti português»

Banco de Portugal

Acusação é feita pelo comunista Honório Novo

O deputado comunista, Honório Novo acusou o governador do Banco de Portugal de querer ser primeiro-ministro de Portugal, uma sugestão que Carlos Costa afastou, depois de considerar como um desafio futuro a «demagogia no debate público».

Honório Novo afirmou que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, que está hoje a apresentar a atividade do banco central no último ano na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, se prepara para «seguir o exemplo de Mario Monti», ex-primeiro-ministro de Itália.

A esta sugestão, Carlos Costa disse não ser essa a sua intenção: «Nunca serei tão alto como ele e espero, quando tiver a idade que ele tem, estar na reforma».

Na sua apresentação, o governador do Banco de Portugal considerou que, entre os desafios da economia portuguesa nos próximos anos, está a «tendência para o imediatismo e demagogia no debate público».

«Em que critérios técnicos se baseia para que um dos cinco elementos que são os desafios seja a tendência para o imediatismo e a demagogia do debate político. Em que estudos econométricos se baseia para colocar esta questão?», interrogou Honório Novo.

O deputado do PCP sugeriu ainda que também deviam ser incluídos como desafios a «tendência para a falta de informação, para o secretismo e para a parcialidade na análise da situação económica».
Continue a ler esta notícia