«Dentro de um ano, dentro de 20 anos, o euro estará aqui» - TVI

«Dentro de um ano, dentro de 20 anos, o euro estará aqui»

Em entrevista à revista «Time», Cavaco Silva considera a moeda europeia «credível»

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, considera, em entrevista à revista norte-americana «Time», que a meda única europeia será credível, manifestando a convicção de que dentro de um ano ou de 20 anos «o euro estará aqui».

Questionado sobre se o euro será viável, Aníbal Cavaco Silva respondeu: «Será uma moeda credível a nível mundial. A integração é o activo mais importante que a Europa tem e a componente chave da integração europeia é o euro. Dentro de um ano, dentro de 20 anos, o euro estará aqui».

Na entrevista, composta por dez perguntas e que Cavaco Silva concedeu à «Time» quando esteve de visita aos Estados Unidos da América, em meados de Novembro, Cavaco Silva aponta «a solução» como a próxima fase da crise, notando que na Grécia e em Itália já estão a ocorrer alterações políticas. Contudo, acrescenta Cavaco Silva, demorou demasiado tempo para que os líderes europeus e mundiais reconhecessem que «nenhum país, nenhuma região» está a salvo do risco de contágio.

Sobre a possibilidade da China participar num resgate da Zona Euro, o Presidente da República recorda que o PIB per capita chinês é menos de metade do grego e que os próprios chineses questionam porque razão devem colocar dinheiro no Fundo Europeu de Estabilização Financeira, quando os próprios europeus não o fazem. «O que eles disseram foi que estão preparados para, talvez, colocarem recursos extra no Fundo Monetário Internacional», lembra Cavaco Silva.

Nas 10 perguntas colocadas ao chefe de Estado português é ainda destacada a situação portuguesa, com Cavaco Silva a apontar algumas das coisas que correram mal, como o aumento da dívida externa ou a subida do défice. «Agora estamos a corrigir esses erros», refere, reiterando a promessa de que Portugal irá cumprir o acordo de ajuda financeira negociado com a troika.
Continue a ler esta notícia