«Falhanço da NATO no Afeganistão será grave» - TVI

«Falhanço da NATO no Afeganistão será grave»

Cavaco Silva afirmou que a administração Obama tem uma nova atitude internacional

O Presidente da República analisou a relação Europa-EUA no segundo dia do encontro do Grupo de Arraiolos, que reúne Presidentes da UE sem poderes executivos, realizado em Nápoles, Itália.

Para Cavaco Silva, Barack Obama «deve ser aproveitado» para melhor as relações entre os europeus, os norte-americanos e o resto do mundo.

«Podemos não estar ainda completamente seguros quanto à substância, mas quanto ao estilo e quanto à atitude é diferente em relação à administração anterior. E isso conta em política externa», disse aos jornalistas.

O chefe de Estado destacou que «há dois conflitos teste para a administração Obama e para a UE»: o Afeganistão e o Médio Oriente.

«Se há um falhanço da NATO no Afeganistão, isso não pode deixar de ter efeitos com alguma gravidade na nova administração norte-americana e também na União Europeia», afirmou.

O Presidente da República convocou para segunda-feira uma reunião do Conselho de Estado para tratar da questão da presença de tropas portuguesas no Afeganistão.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE