«PS e PSD têm matriz lisboeta contra regionalização» - TVI

«PS e PSD têm matriz lisboeta contra regionalização»

Portugal (arquivo)

Macário Correia diz que «nunca houve um governo tão ferozmente centralista como este» e que a actual direcção do PSD «desconfia» da regionalização

Relacionados
O presidente da Câmara Municipal de Faro disse esta quinta-feira em S. Mamede de Infesta, Matosinhos, que «o PS e o PSD têm uma matriz cultural e lisboeta que é contra a regionalização».

«Sou um convicto regionalista», reafirmou Macário Correia, sustentando que a criação de regiões administrativas «não inferiorizava em nada a o sentimento de coesão nacional».

Em sua opinião, «nunca houve um governo tão ferozmente centralista como este» e actual direcção do PSD «desconfia» da regionalização.

«Não tenho sentido na classe política dirigente em funções a nível central qualquer abertura para a regionalização, nem da área do PS, com este governo ultracentralista, nem da área do PSD, que não tem dado sinais de grande vontade política neste domínio», disse depois à Agência Lusa.

Os dirigentes partidários «desculpam-se com a questão da crise, que eu acho que é uma desculpa que não faz grande sentido, porque a regionalização pode aumentar a eficácia do funcionamento do Estado e pode simplificar, modernizar e reduzir custos de funcionamento da administração em geral».

«Em tempos de crise, devem-se fazer reformas administrativas. A crise é um pretexto para realmente disfarçar falta de convicção, que é genuína nalguns casos», reforçou, após ter dito que «o país está a tombar para o mar» e que este governo promoveu «um esvaziamento de serviços» no interior.

Macário Correia afirmou que «a regionalização evitava algumas dessas asneiras». «Não vai haver regionalização tão cedo, porque não vejo abertura», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados