«Seria uma tonteria a demissão de Sócrates» - TVI

«Seria uma tonteria a demissão de Sócrates»

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo diz que há uma «descredibilização do Primeiro-Ministro», mas considera que não se justifica «uma crise política»

Relacionados
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou este domingo no comentário semanal na RTP que José Sócrates se «fragiliza por esta hipersensibilidade em relação à comunicação social». Mas, apesar de considerar que tem havido uma «descredibilização do Primeiro-Ministro na opinião pública portuguesa», defende que «não faz sentido uma crise política».

«Este Primeiro-Ministro não pode ficar fragilizado por este tipo de episódios e fragiliza-se por esta hipersensibilidade em relação à comunicação social», afirmou sobre as escutas do processo Face Oculta divulgadas este fim-de-semana. Para o social democrata, nas escutas há uma «confirmação do que já sabíamos que ele sabia da PT a nível, dizia ele, não oficial. Isto é muito mau».

Mas questionado sobre se a situação actual «dá razão aos que pedem a demissão», o professor foi peremptório: «Não. Isso é uma tonteria. É uma tonteria igual à que vivemos esta semana quando se falou que o Governo poderia pedir a demissão no meio desta situação ou o ministro das Finanças. Não faz o mínimo sentido», disse.

«Nem faz o mínimo sentido que o Presidente da República, perante um partido que foi eleito para governar há quatro meses, por muito grande que seja a debilitação política e psicológica e a descredibilização do Primeiro-Ministro na opinião pública portuguesa, provoque uma dissolução do Governo e uma crise política», adiantou.

Perante o panorama actual, o comentador considera que PS e PSD estão condenados a entenderem-se em nome do interesse do país. «A situação difícil em que está o país exige um entendimento no sentido do PEC ser apoiado por todos, os Orçamentos do Estado serem viabilizados porque não vai ser possível enfrentar esta realidade sem o apoio ou contra o PSD, como não é possível enfrentar sem a intervenção ou contra o PS», acrescentou.

PGR devia ter aberto inquérito

Sobre o conteúdo das escutas, o comentador social-democrata evitou pronunciar-se muito, mas defendeu que por ser um assunto político, deve ser discutido no Parlamento.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o semanário trouxe à praça pública informações relevantes, como o despacho do Juiz de Aveiro, onde o magistrado diz que encontrou indícios de que havia um plano do Governo para tentar controlar a comunicação social. O professor entende que esta revelação é grave e defende que o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, deveria ter aberto um inquérito, não para investigar a possível violação do segredo de Justiça, mas para avaliar se estes indícios detectados pelo juiz de Aveiro, ainda que «vagos», têm fundamento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE