"Com os valores do coletivo e a alma de um povo sempre presentes” - TVI

"Com os valores do coletivo e a alma de um povo sempre presentes”

Ministro da Educação e secretário de Estado da Juventude e Desporto congratularam-se pela vitória da Seleção, num fim de semana de ouro para Portugal também no atletismo

O ministro da Educação e o secretário de Estado da Juventude e Desporto saudaram a Seleção Nacional de Futebol pelo “enorme” e “inédito” sucesso alcançado contra a França, que lhes garantiu o título de campeões da Europa.

Segundo uma nota do Ministério da Educação, o ministro Tiago Brandão Rodrigues e o secretário de Estado João Paulo Rebelo “congratulam-se com o enorme, e até hoje inédito, sucesso alcançado pela Seleção Nacional de Futebol, enviando mais um fortíssimo abraço de parabéns a todos os jogadores, equipa técnica e dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol, pelo título de Campeão Europeu de Futebol”.

“Reconhecemos o elevado esforço e profissionalismo da Seleção Nacional de futebol em competir ao mais alto e exigente nível, saudando a ambição de sucesso que sempre transporta, com os valores do coletivo e a alma de um povo sempre presentes”, lê-se no comunicado.

Os governantes saudaram ainda o ‘fair play’ demonstrado em campo pela equipa nacional e o “apoio entusiástico” vivido nas bancadas e fora delas, um pouco por todo o mundo, por todos os que apoiaram os jogadores.

A tutela deixa também uma palavra de celebração para o desporto português, que mostrou “excelência” no campeonato Europeu de Atletismo, que decorreu em Amesterdão.

“Tal como no futebol, também no atletismo, Portugal foi campeão: seis medalhas e resultados que nos enchem de orgulho”.

Nos europeus da Holanda, Sara Moreira, na meia maratona, e Patrícia Mamona, no triplo salto, conquistaram a Europa e deram ouro a Portugal, enquanto Tsanko Arnaudov, no lançamento do peso, e Jéssica Augusto, na meia maratona, alcançaram “um prestigiante” terceiro lugar.

“A equipa feminina, na meia maratona, saiu de Amesterdão em primeiro lugar, capitalizando os resultados individuais das atletas lusas – Sara Moreira, Jéssica Augusto, Dulce Félix – com prestação de “prata” nestes Europeus e que, logo na sexta-feira, elevou as aspirações nacionais - Marisa Barros e Vanessa Fernandes”, acrescenta a nota.

O Governo apela ainda a que o apoio manifestado neste fim de semana se faça sentir durante a participação da delegação olímpica nacional Rio 2016, que começa em menos de um mês.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE