Sabe o que preocupa os europeus? - TVI

Sabe o que preocupa os europeus?

Euro

UE: Prioridades e preocupações dos europeus em ano eleitoral debatidas em Lisboa

Relacionados
Em ano eleitoral, as prioridades e as principais preocupações dos cidadãos europeus na construção do projecto comunitário vão estar em destaque num almoço-debate promovido, esta terça-feira, pelo Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), em Lisboa, escreve a Lusa.

No encontro vai estar em foco a Consulta aos Cidadãos Europeus 2009 (CCE 2009), um projecto de consulta pública organizado a nível europeu que visa dar voz aos cidadãos no processo da construção europeia.

Legitimidade democrática

A par da apresentação da edição deste ano do projecto, a iniciativa do IEEI pretende lançar a discussão sobre a legitimidade democrática das instituições europeias e sobre os mecanismos de participação acessíveis aos cidadãos.

Bruno Cardoso Reis, coordenador do projecto no IEEI, Marina Costa Lobo, do Instituto de Ciências Sociais (ICS), e Luciano Amaral, da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, são os oradores confirmados.

A edição de 2009 da consulta vai reunir cidadãos dos 27 Estados-membros aleatoriamente seleccionados, para discutir, entre si e com decisores chave, os principais desafios que se colocam hoje à União Europeia.

Em 2007, o tema «Família e bem-estar social» foi nomeado entre os tópicos que os cidadãos escolheram debater em profundidade e o último Eurobarómetro revelou que as questões económicas e sociais estão ainda no topo das preocupações da opinião pública.

Objectivos claros e ambiciosos

Para este ano, a consulta traçou objectivos claros e ambiciosos, como a promoção da interacção entre os cidadãos e os decisores políticos e o aumento do interesse da opinião pública pelas questões europeias e na definição dos instrumentos políticos futuros.

As Consultas aos Cidadãos Europeus são organizadas por um grupo de organizações independentes sem fins lucrativos, liderado pela Fundação Rei Balduíno (Bélgica), em colaboração com uma rede de parceiros operativos e financiadores de todos os Estados-membros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados