Jorge Sampaio internado com dificuldades respiratórias - TVI

Jorge Sampaio internado com dificuldades respiratórias

Ex-Presidente, com historial de doença cardíaca, encontra-se no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio está internado com dificuldades respiratórias, confirmou a TVI junto de fonte próxima.

Sampaio estava no Algarve e foi transportado de helicóptero para Lisboa, segundo adiantou a revista Sábado.

O ex-Presidente, com historial de doença cardíaca, está agora sob vigilância no Hospital de Santa Cruz.

Em comunicado, o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental confirmou o internamento de Jorge Sampaio, garantindo que o mesmo se encontra em "observação/vigilância médica".

Entretanto, o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, adiantou que Jorge Sampaio está "sedado e num processo de estabilização respiratório".

Jorge Sampaio tem 81 anos e foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.

Em 1989, foi eleito líder do Partido Socialista e, na mesma altura, foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Atualmente, preside à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação

Em 2017, o antigo Presidente da República foi operado duas vezes, uma das quais devido a “problemas acrescidos de mobilidade”.

Continue a ler esta notícia