Cavaco confirma «inspiração de N. Sra.» e invoca... São Jorge - TVI

Cavaco confirma «inspiração de N. Sra.» e invoca... São Jorge

Presidente da República conta que comentário surgiu no dia 13 de maio

Relacionados
O Presidente da República explicou que a invocação de uma «inspiração» da Nossa Senhora de Fátima e do 13 de maio, no fecho da 7.ª avaliação da ¿troika', deveu-se a um comentário da esposa.

«Quando, no dia 13 de maio, surgiu a notícia de que finalmente a 7.ª avaliação tinha sido mandada para trás da costas e que estava aberto o caminho para a extensão das maturidades, a minha mulher disse-me: ó meu caro - ela [Maria Cavaco Silva] trata-me de outra forma - isto é com certeza influência de Nossa Senhora de Fátima, porque hoje é dia 13. Foi essa a razão», explicou o Presidente da República em Monção.

Na terça-feira, durante uma visita oficial ao Porto, Cavaco Silva sublinhou que com o encerramento desta sétima avaliação «foi tomada uma decisão muito importante» para o futuro de Portugal. «Eu penso [no fim da sétima avaliação] como uma inspiração - como já a minha mulher disse várias vezes - da nossa Senhora de Fátima, do 13 de maio», disse, na altura.

De visita a Monção, Cavaco Silva aproveitou para invocar o tradicional «combate» local entre São Jorge e o «dragão» Coca, que acontecia em Monção no dia do Corpo de Deus e que vai realizar-se este ano no domingo seguinte devido à suspensão daquele feriado. «Faço votos muitos fortes para que São Jorge, que nos acompanhou ao longo da nossa história nas grande batalhas, seja o vencedor. Porque São Jorge vencedor significa abundância e felicidade. E nós bem precisamos de boas notícias», disse o Presidente da República, na intervenção oficial durante a visita à Adega Cooperativa de Monção.

É que nesta luta, o «bem» é personificado por São Jorge, um cavaleiro da terra montado num cavalo branco, sendo o «mal» representado pelo dragão, uma estrutura empurrada por cerca de meia dúzia de funcionários da autarquia. «Bem precisamos que um São Jorge qualquer nos diga que os tempos futuros serão melhores. De mais felicidade, de mais bem-estar para a nossa população», sublinhou Cavaco Silva.

A festa movimenta todos os anos milhares de pessoas e acontecia, até agora, no dia do Corpo de Deus, celebrado numa quinta-feira, 60 dias depois da Páscoa, data que este ano se assinala a 30 de maio. Contudo, face à suspensão deste feriado religioso, fonte do município confirmou que a festividade será «empurrada» a partir deste ano para o domingo seguinte. Em 2013 realizar-se-á, portanto, a 2 de junho.

Pintado de verde e com fumo a sair pelas orelhas, o dragão tem a cabeça móvel e «goelas bem abertas», fazendo uma figura que por vezes assusta o cavalo e torna a vida difícil ao cavaleiro. O «bem» só é declarado vencedor se conseguir desferir golpes certeiros na língua e nas orelhas do dragão, mas por vezes o combate dura poucos minutos, dificultado precisamente pelo medo do cavalo. A população de Monção torce sempre pela vitória de São Jorge, por representar, reza a tradição, boas sementeiras e boas colheitas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados