Carnaval: um terço das câmaras com tolerância - TVI

Carnaval: um terço das câmaras com tolerância

Corso escolar de Torres Vedras - Lusa

Nos serviços públicos de saúde, terça-feira será um dia normal

Pelo menos 116 câmaras das 308 do país vão dar o dia ou meio-dia da terça-feira de carnaval aos seus funcionários, enquanto que, segundo dados obtidos pela Lusa, 105 decidiram não dar tolerância de ponto.

O Governo (PSD/CDS) decidiu não dar tolerância de ponto aos funcionários públicos da administração central no carnaval, ficando em aberto as tomadas de posições na administração local.

Entre as câmaras do partido maioritário no Governo (PSD), pelo menos 75 não vão conceder o dia e 31 decidiram dar o feriado aos seus munícipes.

Leiria com 10 municípios do PSD a não darem tolerância de ponto é o distrito do país onde as câmaras do PSD mais se seguem a decisão do Governo central. Os distritos de Viseu e Guarda têm sete concelhos do PSD a não darem tolerância de ponto e Vila Real e Coimbra registam seis concelhos com a mesma decisão. No distrito de Castelo Branco nenhum concelho do PSD dá tolerância de ponto.

Relativamente aos concelhos do maior partido do Governo que dão tolerância de ponto, destacam-se pelo menos seis situados no distrito de Aveiro seguidos do distrito do Porto com quatro e os distritos de Viseu e Faro com três.

A Lusa não obteve respostas em 87 municípios.

Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores os respectivos governos regionais dão tolerância de ponto aos seus funcionários, o mesmo devendo suceder com a maioria dos municípios dos dois arquipélagos.

Serviços de Saúde

De acordo com fonte do Ministério da Saúde, a próxima terça-feira será «um dia normal de prestação de serviços nas unidades e organismos do Serviço Nacional de Saúde (SNS)».

Por esta razão, os hospitais não esperam qualquer alteração no seu funcionamento, como é o caso das unidades que compõem o Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC): Santa Marta, São José, Capuchos, Dona Estefânia, Curry Cabral e Maternidade Alfredo da Costa.

Fonte do CHLC disse à agência Lusa que, «não havendo tolerância de ponto, o dia 21 de Fevereiro será um dia absolutamente normal de trabalho».

Sobre a actividade dos blocos operatórios, a mesma fonte adiantou que esta «é programada com uma semana de antecedência», pelo que decorrerá como habitualmente.

Também no Centro Hospitalar Lisboa Norte ¿ hospitais de Santa Maria e Pulido Valente ¿ a próxima terça-feira será «um dia normal de trabalho», segundo disse à Lusa fonte daquela instituição.

A mesma situação ocorrerá nos hospitais que compõem o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Santa Cruz, São Francisco Xavier e Egas Moniz) que deverão ter um dia igual a qualquer outro da semana.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE