Partilha de dados: Medina promete responder aos ataques quando apresentar auditoria "nos próximos dias" - TVI

Partilha de dados: Medina promete responder aos ataques quando apresentar auditoria "nos próximos dias"

  • Agência Lusa
  • CM
  • 13 jun 2021, 19:43

Auditoria foi anunciada depois das notícias que deram conta de que a Câmara Municipal de Lisboa fez chegar às autoridades russas os nomes, moradas e contactos de três ativistas russos, que se manifestaram em frente à embaixada

O presidente da Câmara de Lisboa disse, neste domingo, que a auditoria urgente sobre as manifestações realizadas na cidade nos últimos anos estará concluída “nos próximos dias”, prometendo, nessa altura, responder aos ataques de que tem sido alvo.

Eu assumi por inteiro as responsabilidades da câmara e o erro que a câmara cometeu e anunciei, nesse mesmo momento, a realização de uma auditoria urgente ao que se passou naquele processo em concreto e em relação aos outros”, disse Fernando Medina aos jornalistas, após a inauguração do Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles, na Praça de Espanha.

A auditoria foi anunciada depois das notícias que deram conta de que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) fez chegar às autoridades russas os nomes, moradas e contactos de três ativistas russos que organizaram em janeiro um protesto, em frente à embaixada russa em Lisboa, pela libertação de Alexey Navalny, opositor do governo russo.

O presidente da Câmara de Lisboa frisou que a “avaliação urgente está neste momento em curso” e nos, “próximos dias, será apresentada e publicada de forma transparente e clara”.

Fernando Medida sustentou que a CML assumiu o problema desde o início, sublinhando que está a ser feita “uma auditoria completa sobre todas as manifestações e sobre a forma como todas as manifestações foram tratadas na CML ao longo dos últimos anos”.

Segundo o autarca, esta avaliação tem como finalidade saber se a correção de procedimentos efetuados em abril “foi suficiente ou se, pelo contrário, é preciso tomar outras medidas”.

Eu espero que esteja concluído nos próximos dias porque entendo que a gravidade desde assunto seja tratado com grande sentido de responsabilidade e sentido de urgência”, disse.

Fernando Medida prometeu também que, nessa altura, vai responder à “campanha de ataques, de insultos e de ignomínia que tem sido feita à CML e ao presidente da CML”.

Não ficarão sem resposta. Porque se há erros lamentáveis e que não se podem repetir, fui o primeiro a não escamotear a importância destes erros. Mas também acho absolutamente inaceitável e direi exatamente com todas as palavras o que entendo sobre a campanha de insultos”, garantiu.

 

Continue a ler esta notícia