PSD acusa Governo de reduzir preço dos passes sem investir nos transportes - TVI

PSD acusa Governo de reduzir preço dos passes sem investir nos transportes

  • BM
  • 19 mar 2019, 16:29
Debate quinzenal

"Os senhores dão um documento aos portugueses, mas não os transportes para usarem no dia a dia”, afirmou o líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão

O PSD acusou esta terça-feira o Governo de apresentar a redução dos preços dos passes apenas para Lisboa e Porto sem aumentar os transportes. O primeiro-ministro respondeu que os sociais-democratas são simplesmente contra esta prioridade.

No debate quinzenal na Assembleia da República, em Lisboa, o líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, questionou António Costa se foi “coincidência eleitoral” o Governo ter apresentado na segunda-feira – a meses de europeias e legislativas - o acordo com os municípios da Área Metropolitana de Lisboa para a redução dos passes sociais e acusou o executivo de esquecer as outras regiões do país “onde não existem transportes públicos ou são incipientes”.

O que tem a dizer a estes portugueses que pagarão o passe único das Áreas Metropolitanas sem terem direito a nada?”, questionou.

Na resposta, o primeiro-ministro reiterou que a redução tarifária é “um programa nacional” e que a verba aprovada no Orçamento do Estado foi distribuída pelas Comunidades Intermunicipais (CIM) e Áreas Metropolitanas (AM) de todo o país em função “do número de utentes, tempo e distância percorridos”.

Querem é esconder a verdade, é que são contra esta política de redução do custo dos transportes públicos, por isso é que votaram contra ela no Orçamento do Estado. Por isso, é que dizem que é só para Lisboa, quando percebem que é para todo o país mudam a conversa. Um mínimo de rigor neste debate”, pediu António Costa.

Fernando Negrão respondeu pedindo “não o mínimo, mas um máximo de rigor na governação” e rejeitou que os sociais-democratas sejam contra a aposta nos transportes públicos.

Nós somos a favor do passe único, mas é do verdadeiro, aquele que oferece, juntamente com o passe, os transportes para os portugueses usarem. Os senhores dão um documento aos portugueses, mas não os transportes para usarem no dia a dia”, criticou.

Continue a ler esta notícia