«Nobre nunca será presidente da Assembleia» - TVI

«Nobre nunca será presidente da Assembleia»

Fernando Nobre

Edmundo Pedro manifestou-se «surpreendido, indignado e enganado» com o candidato

Relacionados
O histórico do PS Edmundo Pedro afirmou esta terça-feira que Fernando Nobre «nunca será» presidente da Assembleia da República e manifestou-se «surpreendido, indignado e enganado» com o candidato que apoiou nas últimas eleições presidenciais.

«Ele [Fernando Nobre] nunca será presidente da Assembleia da República, porque ser presidente da Assembleia implica, por um lado, ter uma maioria que o apoie, que penso que não vai ter, e por outro, penso que até ele vai ficar desgastado», afirmou Edmundo Pedro à agência Lusa, à margem do lançamento do segundo volume do seu livro de memórias «Um Combate pela Liberdade», na Torre do Tombo, em Lisboa.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou domingo na sua página do Facebook que Fernando Nobre será o cabeça de lista por Lisboa e o candidato do partido a presidente da Assembleia da República nas eleições legislativas antecipadas de 05 de Junho. Para ser eleito presidente da AR, qualquer candidato precisa do voto favorável da maioria absoluta dos deputados (116).

Sobre este anúncio, Edmundo Pedro manifestou-se «altamente surpreendido» e «indignado», revelando que se sentiu «enganado» por Fernando Nobre.

«Eu e muitas pessoas de boa fé que confiaram que ele representava os valores da fraternidade, do civismo e que o movimento dele tendia a despertar muita gente afastada da política», acrescentou.

Por outro lado, afirmou que o presidente da Assistência Médica Internacional «não percebe nada de política» e «não pode ser um bom presidente» do Parlamento, tendo classificado a escolha do PSD como «um capricho».

Também o líder parlamentar do PCP criticou a posição de Fernando Nobre. Bernardino Soares considerou que Nobre «é responsável, ao apoiar o programa do PSD, pela situação que o país vive pela tentativa de imposição de sacrifícios às pessoas».

Questionado pelos jornalistas, em conferência de imprensa, na Assembleia da República, Bernardino Soares não quis, contudo, antecipar como os deputados do PCP votarão a anunciada candidatura de Fernando Nobre a presidente da Assembleia da República.

«Nunca nos pronunciaremos, nunca nos pronunciámos previamente sobre putativos candidatos a cargos numa Assembleia da República que há de ser eleita daqui a mais de um mês», disse.

Bernardino Soares também se escusou a responder se considera que o presidente da Assistência Médica Internacional (AMI) reúne as condições necessárias para exercer a função de presidente da Assembleia da República: «Neste momento não me vou pronunciar sobre essa questão».

«A única coisa que tenho a dizer em relação ao doutor Fernando Nobre é que ele é um candidato de um partido que apoia esta política, que apoia as medidas do FMI, que apoia a questão do aumento dos combustíveis, e que, portanto, é responsável, ao apoiar o programa do PSD, pela situação que o país vive e pela tentativa de imposição de sacrifícios às pessoas. É um candidato do PSD», acrescentou.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou no domingo, através do Facebook, que o ex-candidato às presidenciais Fernando Nobre tinha aceitado o seu convite para «integrar, como independente, as listas de candidatos a deputados do PSD, encabeçando a lista pelo distrito de Lisboa» e ser «o candidato do PSD a presidente da Assembleia da República».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE