Aumento da criminalidade tem uma cara - TVI

Aumento da criminalidade tem uma cara

Arma

Ferreira Leite diz que Sócrates «deve avaliar se a política que está a ser seguida é correcta»

Relacionados
A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, mostrou-se preocupada com o aumento da criminalidade apontado no relatório de segurança interna, considerando que «há uma cara para esta questão, que é o primeiro-ministro».

Por que aumentou a criminalidade violenta?

Confrontada pelos jornalistas em Viseu com os dados do Relatório Anual de Segurança Interna revelados pelo DN, Manuela Ferreira Leite defendeu que «deve haver outra política», cabendo a José Sócrates avaliar a situação.

«Se o ministro (da Administração Interna) é capaz de fazer outra política deve fazê-la, se não é capaz não a deve fazer. O primeiro-ministro é que deve avaliar se a política que está a ser seguida é correcta e os resultados são os que estão à vista ou se deve mudar de política», afirmou.

Questionada directamente se defende a demissão do ministro, Manuela Ferreira Leite sublinhou que «é o primeiro-ministro que neste momento deve fazer essa avaliação» e que, «se não a fizer, isso significa que é ele a cara daquilo que se está a passar neste momento no país».

Rui Pereira reage ao aumento da criminalidade

A líder social-democrata lembrou que em Agosto considerou que «o perfil do ministro não estava adequado à função que estava a desempenhar» e que, por isso, pediu a sua substituição.

«Na altura, esse aspecto não foi considerado, mas a verdade é que se percebe que a política que tem estado a ser seguida está errada e os resultados estão à vista», acrescentou, lembrando que «o próprio presidente da Câmara de Lisboa (seu antecessor) já disse e já se demarcou da política que está a ser seguida».

Ministro acomodado

Recordou também que, em finais de Agosto, «o ministro considerou que uma peça fundamental, essencial, para cumprir os objectivos de política que ele tinha para a segurança interna, era uma alteração à lei das armas».

«Aspecto que nós nunca concordámos que fosse a solução mas, no entanto, era a proposta do ministro como estratégia em termos de segurança. A verdade é que essa proposta entrou na Assembleia da República nos finais de Agosto e ainda lá está totalmente parada», afirmou.

Questionou «como é que há um ministro que considera que o instrumento fundamental da sua política é uma alteração à lei das armas e depois não se preocupa que, ao fim destes meses todos, não haja nada sobre essa matéria», concluindo que o governante «acomodou-se ao facto de a sua estratégia não ser concretizada».

Aumento da criminalidade é reflexo da crise

Manuela Ferreira Leite realçou que um aspecto que o PSD considera fundamental «é a defesa do prestígio e da autoridade das força policiais».

«Quando existe uma polícia que não tem a devida autoridade, porque não lhe é concedida, que não se defende o prestígio dessa força de segurança, quando não tem meios próprios nem adequados para a defesa dessa segurança, concerteza que cria um corpo que não está totalmente motivado. E esse aspecto é absolutamente essencial que o Governo tome em consideração», acrescentou.

De acordo com a edição desta sexta-feira do DN, no ano passado o crime violento aumentou 10,7 por cento e a criminalidade geral subiu 7,5 por cento. Esta subida será mesmo a maior dos últimos 10 anos, desde que há registo oficial destes dados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados