Saiba quem acompanha Francisco Rodrigues dos Santos na nova direção do CDS - TVI

Saiba quem acompanha Francisco Rodrigues dos Santos na nova direção do CDS

  • AG
  • 26 jan 2020, 10:17
Filipe Lobo D'Ávila

Muitos dos vice-presidentes pertenciam a outras listas

O futuro líder do CDS-PP Francisco Rodrigues dos Santos vai ter como vice-presidente Filipe Lobo d’Ávila, que foi um dos seus adversários na corrida à liderança do partido.

A informação foi avançada este domingo de manhã à Lusa por fonte ligada à candidatura de Rodrigues dos Santos.

Às 09:40 ainda não eram conhecidas as listas aos órgãos nacionais do partido que vão estar a votação este domingo no Parque de Exposições de Aveiro onde decorre o 28.º congresso do CDS para eleger o sucessor de Assunção Cristas.

Na última madrugada, o até agora líder da Juventude Popular (JP), que viu a sua moção ser a mais votada pelo congresso, adiantou que iria apresentar listas aos órgãos nacionais que “espelhem o pluralismo interno”.

Falando aos jornalistas pouco depois de ter sido anunciado que a moção que apresentou ao congresso foi a mais votada, tendo contado com 46,4% dos votos, Rodrigues dos Santos apontou que, a partir de agora, conta com João Almeida e Lobo d’Ávila, bem como “com todos os militantes do CDS que decidiram integrar essas duas moções de estratégia global”.

Depois de terem sido anunciados os resultados no palco principal do 28.º Congresso do CDS, o candidato que até agora liderava a Juventude Popular cumprimentou os candidatos Abel Matos Santos – que desistiu a seu favor – e Filipe Lobo d’Ávila, cuja moção foi a terceira mais votada.

O antigo secretário-geral do CDS e ex-deputado António Carlos Monteiro, que apoiou João Almeida na corrida à liderança centrista, também aceitou ser vice-presidente na direção de Francisco Rodrigues dos Santos para ajudar o partido.

Eu apoiei o candidato João Almeida até ao fim, informei sempre que votaria no candidato João Almeida e, no final, aquilo que me foi transmitido, é que, independentemente de quem eu apoiasse, faziam questão que integrasse a direção para ajudar no futuro do partido”, disse aos jornalistas António Carlos Monteiro, à chegada ao Parque de Exposições de Aveiro, onde hoje termina o 28.º congresso do CDS-PP.

António Carlos Monteiro referiu ainda que estava com João Almeida na altura em que lhe foi feito o convite para integrar a direção de Rodrigues dos Santos e afirmou que não considera ser a ponte entre as duas candidaturas.

Eu não me considero ponte para lado nenhum. Eu sou uma pessoa que está no partido há bastantes anos. Fui secretário-geral durante vários anos. Fui deputado. Aquilo que me considero é um militante do partido que aceitou ajudar o partido na altura mais difícil do CDS”, explicou.

António Carlos Monteiro vai ser um dos sete vice-presidentes de Francisco Rodrigues dos Santos.

Os outros vice-presidentes são o ex-deputado Sílvio Cervan, Francisco Laplaine de Guimarães, dirigente da Juventude Popular (JP), Miguel Barbosa, antigo presidente da concelhia do Porto, Artur Lima, líder do CDS dos Açores, e Paulo Rodrigues Duarte, que foi integrou as listas para a legislativas por Viseu.

O secretário-geral vai ser Francisco Carvalhão Tavares, ex-líder da concelhia de Tomar da Juventude Popular, e o coordenador autárquico Fernando Rosa Alves Pereira.

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos foi a mais votada, com 671 votos (46,4%).

A segunda mais votada foi a de João Almeida, com 562 votos (38,9%), e a terceira, a de Filipe Lobo d'Ávila, com 209 (14,45%).

A quarta moção que foi a votos, de José Ângelo da Costa Pinto, teve três votos (0,02%).

Registaram-se três votos brancos e nulos.

No total, votaram 1.449 delegados.

Continue a ler esta notícia