Fogos de outubro: Costa mantém balanço do ministro sobre casas reconstruídas - TVI

Fogos de outubro: Costa mantém balanço do ministro sobre casas reconstruídas

Debate quinzenal

Investigação da TVI revelou que quase um ano depois dos incêndios de 15 de outubro, tudo falhou por parte do Estado. Num total de 28 concelhos, apenas oito casas foram reconstruídas da responsabilidade da CCDR. PSD confrontou primeiro-ministro no Parlamento

A revelação feita pela TVI na reportagem "Quando tudo falha", sobre o escasso número de casas reconstruídas, agora que passa um ano dos incêndios de outubro, foi tema levado pelo PSD ao Parlamento, no debate quinzenal desta quarta-feira, exigindo explicações ao primeiro-ministro.

"Até hoje só há oito casas reconstruídas num universo de 28 concelhos. Senhor primeiro-ministro, passou um ano sobre os incêndios. Que explicação tem sobre isto?", questionou o líder da bancada social-democrata, Fernando Negrão.

Na resposta, António Costa limitou-se a dar o “ponto da situação” - o mesmo que o ministro do Planeamento deu na reportagem de Ana Leal - relativamente aos “828 pedidos aprovados para a reconstrução”. Desse total, o chefe de Governo disse que 285 operações estão “integralmente concluídas e 455 estão em execução” e que, em 87 casos "foram concedidos apoios diretos às famílias para que elas próprias procedessem às reparações".

Ora, à TVI, o ministro Pedro Marques disse que "têm sido publicados e estão disponíveis há muito tempo no site da CCDR Centro os pontos de situação da reconstrução das habitações". Os números que Costa referiu vão de encontro aos seus: "Nós temos cerca de 200 casas com a reconstrução integral  com a reabilitação concluída, temos mais ou menos 500 casas em execução, em obra e temos cerca de 100 casas que são até as casas que os proprietários individuais decidiram reconstruir de modo próprio e que estão apoiadas por nós, autorizado o pagamento quando as obras foram feitas".

Porém, a TVI consultou os números mais recentes da CCDR Centro, que contradizem por completo o que o ministro afirma e que Costa veio agora repetir. Na maioria dos concelhos, há zero reconstruções concluídas.

Um documento oficial, datado de 24 de setembro, confirma que há apenas oito casas reconstruídas e concluídas nos 28 concelhos: cinco em Arganil, duas em Seia e uma em Tondela. Tudo o resto está a zeros, num total de 366 casas da responsabilidade da CCDR Centro.

No debate, o deputado do PSD, o primeiro a questionar António Costa a seguir à intervenção inicial do chefe do executivo, fez um breve comentário à proposta de Orçamento do Estado para 2019 que o Governo irá apresentar ao parlamento, dizendo que se adivinha um orçamento “eleitoralista”.

Fernando Negrão aludiu à reunião de terça-feira com o ministro das Finanças, Mário Centeno, no parlamento, dizendo que o primeiro-ministro repetiu na sua intervenção aquilo que Centeno já havia dito.

“O que se avizinha claramente e como diz Rui Rio [presidente do PSD] é um orçamento eleitoralista. Nós teremos tempo, na altura certa de o discutir com o Governo e com os partidos políticos”, disse.

Continue a ler esta notícia