PT/TVI: PS quer Ferreira Leite na comissão de inquérito - TVI

PT/TVI: PS quer Ferreira Leite na comissão de inquérito

Socialistas não desistem de atacar a «campanha caluniosa» contra José Sócrates

ACTUALIZADA ÀS 22h11

Francisco Assis lamentou, esta quarta-feira, no Parlamento, que a comissão de inquérito sobre a intenção de compra da TVI por parte da PT faça parte de uma «campanha caluniosa contra Sócrates», dirigida pelo PSD.

«O que se vai debater aqui é uma disputa entre nós, que exigimos a apresentação de factos, e aqueles que infelizmente se limitam a apresentar opiniões e insinuações para sustentar uma campanha caluniosa contra o primeiro-ministro», disse.



O líder parlamentar do PS avisou os restantes que os seus deputados vão estar «particularmente activos» durante esta comissão de inquérito.

Assis afirmou mesmo que, para os socialistas, «a verdade já está apurada», ou seja, não houve qualquer interferência do Governo no negócio e José Sócrates não mentiu no Parlamento.

Ministro quer ouvir Ferreira Leite

No encerramento do debate, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, reforçou o tom usado por Assis e sugeriu que a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, seja chamada a depor na comissão de inquérito.

«Quem acusou gravemente o primeiro-ministro de ter mentido foi (entre outros) a ainda líder do PSD. Tenho uma esperança que seja o PSD a pedir a Manuela Ferreira Leite que vá à comissão de inquérito fazer a prova das calúnias que até agora disse, para sabermos quem falou verdade nesta Assembleia da República», declarou.

Na sua intervenção inicial, o ministro dos Assuntos Parlamentares também defendeu a tese de que este caso da tentativa de compra da TVI pela PT se insere numa estratégia de «assassinato de carácter de que foram alvo todos os últimos líderes do PS: António Guterres, Ferro Rodrigues e José Sócrates».

Na sequência da sugestão do ministro, o vice-presidente da bancada do PS já veio dizer que o partido está mesmo a ponderar chamar Ferreira Leite à comissão de inquérito.

«Ponderamos a hipótese de chamar Manuela Ferreira Leite. Vamos tomar posse quinta-feira, depois vamos reunir e decidir», afirmou Ricardo Rodrigues.

Oposição zangada com o ministro

Jorge Lacão provocou no entanto uma dura reacção do PSD, quando se referiu às alterações estatutárias aprovadas no último congresso dos sociais-democratas, a chamada «lei da rolha».

Agostinho Branquinho pediu a palavra em defesa da honra da bancada do PSD e disparou: «Lamento que um membro do Governo se imiscua na vida interna de um partido, porque é total falta de sentido de Estado.»

«O tema da comissão de inquérito não interessa a vossa excelência, não lhe interessa falar sobre o negócio da TVI, mas apenas de vitimização do primeiro-ministro. Vítimas do primeiro-ministro são os 600 mil desempregados», contrapôs o dirigente da bancada social-democrata, já depois de o seu colega de bancada, Pedro Duarte, ter justificado a realização da comissão de inquérito com base nas «contradições nos depoimentos prestados pelos responsáveis da PT» em sede de Comissão Parlamentar de Ética.

Também o deputado do Bloco de Esquerda João Semedo criticou o estilo de intervenção de Jorge Lacão: «Julgava que estava aqui o ministro dos Assuntos Parlamentares, mas, afinal, estava aqui o padrinho das virtudes e do bom carácter do primeiro-ministro.»

«O que está em causa na comissão de inquérito não é isso. Importa saber se o Governo empurrou ou não a administração da PT para adquirir a TVI», frisou.

O PCP, pela voz do deputado João Oliveira, também defendeu que as audições em sede de Comissão Parlamentar de Ética reforçaram as dúvidas sobre os motivos da tentativa de compra da TVI pela PT.

«Não vamos entrar em lógicas mediáticas para utilizar esta comissão de inquérito como antecâmara para justificar uma moção de censura» ao Governo, advertiu.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE