Louçã acusa Governo de «chantagear» trabalhadores - TVI

Louçã acusa Governo de «chantagear» trabalhadores

Francisco Louçã

Líder bloquista criticou ainda «o fundo misterioso» criado pelo Governo para os despedimentos

Relacionados
O BE considerou este sábado que as alterações às leis laborais que o Governo pretende levar a cabo representam uma «chantagem» sobre os trabalhadores, anunciando que vai agendar para quarta-feira um debate de urgência sobre o tema.

Francisco Louçã criticou o que disse ser «um fundo misterioso» criado pelo Governo, em que «dinheiro de trabalhadores, contribuintes ou descontos pudessem vir a financiar o despedimento dos futuros desempregados».

«Esta medida é uma forma de pôr os trabalhadores a promover o seu próprio despedimento, a pagarem o seu próprio desemprego e a facilitarem a destruição da economia», acrescentou, advogando que «tem sido o despedimento e o trabalho temporário que têm destruído a economia portuguesa» e lembrando que «o Eurostat divulgou este sábado que Portugal é o terceiro país que tem mais precariedade».

Para Louçã, «tem sido esta facilitação do despedimento que nos levou à tragédia dos 700 mil desempregados e mais de um milhão de precários».

O coordenador bloquista ironizou ainda sobre a «garantia» do primeiro-ministro de que não haveria despedimentos em 2011, no debate quinzenal de sexta-feira, assinalando que «eles já aí estão»: «O Governo já está a despedir na Groundforce, a querer despedir nos CTT ou nos STCP».

«Esta medida de criar um fundo pago pelos impostos dos contribuintes e pelos descontos para a Segurança Social dos trabalhadores, para financiar o despedimento de outros trabalhadores, é destruir a economia, é uma bomba-relógio para promover o desemprego, se o Governo o fizer terá toda a nossa oposição», assegurou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados