Saramago: Passos Coelho desvaloriza ausência de Cavaco - TVI

Saramago: Passos Coelho desvaloriza ausência de Cavaco

Funeral de José Saramago (Reuters)

«O senhor Presidente da República enviou como chefe de Estado uma mensagem na qual eu, como português, me revejo», disse

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, desvalorizou a ausência do Presidente da República nas cerimónias fúnebres de José Saramago, considerando que Cavaco Silva cumpriu as funções de chefe de Estado.

À margem de um almoço-convívio em Leiria, Pedro Passos Coelho disse não querer contribuir para polémicas no dia do adeus a José Saramago. «O senhor Presidente da República enviou como chefe de Estado uma mensagem na qual eu, como português, me revejo», afirmou.

Morreu Saramago: todas as notícias

O presidente do PSD salientou ainda que, por momentos, é preciso «pôr de lado algumas dessas polémicas e concentrarmo-nos no que é essencial, num dia em que uma pessoa com a grandeza de José Saramago deixa um vazio na nossa cultura».

«É importante lembrar a pessoa controversa, mas de grande força e de carácter que foi José Saramago; o homem de cultura e que lhe valeu o Prémio Nobel; aquilo que é a sua obra intemporal que fica não apenas para a literatura portuguesa, mas também para a literatura universal», acrescentou.

Passos Coelho lembrou ainda que o PSD esteve representado nessas cerimónias pelo o vice-presidente e pelo secretário-geral. «Eu fiz declarações que julgo que são particularmente enfáticas da forma como o PSD olha para José Saramago e para a obra que ele deixa. Neste dia, com cada um na sua função, podemos prestar uma última homenagem ao vulto que foi e ainda é José Saramago».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE