PS chama independentes para elaborar programa de Governo - TVI

PS chama independentes para elaborar programa de Governo

António Costa no Congresso do PS (LUSA)

Trabalho que tem como base os pilares já definidos no documento aprovado em congresso, «Agenda para a Década»

Relacionados
A Comissão Política do PS aprova esta quinta-feira o regulamento do seu Gabinete de Estudos, organismo liderado por João Tiago Silveira, aberto a independentes nos lugares de direção e que coordenará a elaboração do programa de Governo.

Além da análise da situação política, a aprovação do regulamento do novo Gabinete de Estudos será outro dos pontos da ordem de trabalhos da Comissão Política Nacional do PS, que se reúne pela primeira após o congresso que ratificou a liderança de António Costa em novembro passado.

Com a eleição de António Costa para o cargo de secretário-geral, ficou decidido que o Gabinete de Estudos do PS seria reativado, depois de a anterior liderança de António José Seguro o ter substituído pelo Laboratório de Ideias de Propostas para Portugal (LIPP).

Fonte da direção do PS ressalvou no entanto à agência Lusa que o trabalho feito pelo anterior LIPP desde 2012, assim como os elementos que envolveu, serão agora «integrados» no novo Gabinete de Estudos, que terá como diretor o ex-secretário de Estado da Presidência João Tiago Silveira.

Tal como acontecia com o LIPP, também o Gabinete de Estudos do PS estará aberto à participação de independentes, mas a direção de António Costa pretendeu ir ainda mais longe nesse aspeto.

A proposta de regulamento será submetida à apreciação e votação da Comissão Política do PS, à qual a agência Lusa teve acesso, prevê mesmo a possibilidade de cidadãos simpatizantes poderem integrar a direção do organismo.

Uma das tarefas prioritárias do Gabinete de Estudos do PS será a coordenação da elaboração do futuro programa eleitoral dos socialistas.

Nesse sentido, o Gabinete de Estudos deverá ligar o trabalho programático que será desenvolvido pelos diferentes grupos setoriais - trabalho que tem como base os pilares já definidos no documento aprovado em congresso, «Agenda para a Década».

Outro objetivo do Gabinete de Estudos do PS passa por uma «abertura à sociedade», através da realização de um trabalho de proximidade com associações e entidades diversas.

Entre os princípios de ação do Gabinete de Estudos estão a promoção de debates ou de conferências, a elaboração de propostas concretas (acompanhadas da devida calendarização e impacto estimado) e a «ligação aos cidadãos, à sociedade e aos parceiros sociais», assim como aos meios académicos, cita a Lusa.

 
Continue a ler esta notícia

Relacionados