Casamento gay: PND diz que proposta «contraria sentimento da maioria» - TVI

Casamento gay: PND diz que proposta «contraria sentimento da maioria»

Manifestação de homossexuais em frente ao Vaticano

Partido justificou rejeição da proposta de José Sócrates

O Partido da Nova Democracia rejeitou esta segunda-feira o casamento entre homossexuais alegando que a proposta «contraria o sentimento da maioria esmagadora dos portugueses», noticia a Lusa.

Numa reacção à intenção do secretário-geral do PS de consagrar o casamento homossexual na próxima legislatura, o PND rejeitou em comunicado a possibilidade da união civil entre pessoas do mesmo sexo, reafirmando a intenção de lutar contra uma proposta que condiciona o «direito intransponível à diferença».

No mesmo documento, o PND refere ainda que «os candidatos do Partido Socialista à Assembleia da República» têm o dever de não dar o seu voto a uma lei que «contraria o sentimento da maioria esmagadora dos portugueses».

O secretário-geral do PS, José Sócrates, afirmou domingo que chegou agora o momento de se fazer o debate e a discussão com a sociedade portuguesa sobre casamentos homossexuais.

«Este é o momento para que o PS, no seu congresso nacional, afirme a sua vontade de propor à sociedade portuguesa o direito ao casamento civil para pessoas do mesmo sexo», declarou Sócrates na apresentação da sua moção de orientação política no Centro Cultural de Belém.

Para o líder socialista, trata-se de «eliminar uma discriminação histórica, que não honra nenhuma sociedade aberta».

Neste contexto, Sócrates lembrou que vários países já deram o passo de legalizar os matrimónios entre pessoas do mesmo sexo, dando como exemplos o Canadá, a Espanha ou a Bélgica e Holanda.
Continue a ler esta notícia