«Agora é o PS a falar em forças de bloqueio» - TVI

«Agora é o PS a falar em forças de bloqueio»

Voos CIA: PCP e BE exigem inquérito parlamentar

«Guerra aberta» entre Belém e Governo. Oposição reage

Relacionados
O PCP acusou o Governo de «fugir às responsabilidades» na política de segurança, ao responsabilizar o Presidente da República, Cavaco Silva, pelo atraso na Lei Orgânica da GNR, afirmando que esses argumentos «não são válidos».

«O Governo não pode evocar que houve um atraso na aplicação de uma lei devido ao normal exercício de competências» do Presidente, disse o deputado do PCP António Filipe, num comentário às afirmações do ministro Rui Pereira terça-feira no Parlamento sobre o atraso da publicação e regulamentação da Lei Orgânica da GNR, vetada por Cavaco Silva.

Rui Pereira repete que nunca quis criticar Cavaco

Para o deputado comunista, o executivo «está a querer fugir às suas responsabilidades em matéria de segurança invocando motivos que manifestamente não são válidos». Na terça-feira, na Comissão Permanente da Assembleia da República, o ministro Rui Pereira justificou o atraso na transferência de polícias para o terreno com o processo legislativo da Lei Orgânica da GNR, que foi vetada pelo Presidente e devolvida ao Parlamento.

«Ironicamente, é agora o PS, anos depois, a retomar a teoria das forças de bloqueio», acrescentou o vice-presidente da Assembleia numa referência à polémica lançada por Cavaco Silva, quando era primeiro-ministro, na década de 90, e se queixou das «forças de bloqueio» que travavam as reformas lançada pelos seu Governo.

O destinatário directo era o Tribunal de Contas, mas indirectamente a crítica recaía igualmente sobre o socialista Mário Soares, então Presidente da República, que vetou várias leis do executivo de maioria absoluta do PSD.
Continue a ler esta notícia

Relacionados