António Costa vai a Bruxelas para o Conselho Europeu - TVI

António Costa vai a Bruxelas para o Conselho Europeu

António Costa (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

Primeiro-ministro estará na capital belga entre quinta e sexta-feira. Também Passos Coelho irá a Bruxelas para participar na reunião do Partido Popular Europeu

O primeiro-ministro António Costa desloca-se a Bruxelas para participar, entre quinta e sexta-feira, no Conselho Europeu, enquanto o líder do PSD estará na capital belga para participar na reunião do Partido Popular Europeu (PPE).

A 29 de novembro, apenas três dias após ter tomado posse como primeiro-ministro, António Costa participou na sua primeira cimeira em Bruxelas, um encontro extraordinário UE-Turquia sobre migrações, sendo este o seu primeiro Conselho Europeu no formato oficial.

Fontes diplomáticas indicaram que, à margem da cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, António Costa, além de participar na reunião dos Socialistas Europeus, tem previstos vários encontros bilaterais, incluindo com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.

A agenda do último Conselho Europeu do ano será dominada por discussões em torno da gestão da crise migratória e das exigências do Reino Unido para permanecer na UE.

Também Pedro Passos Coelho se desloca a Bruxelas, pela primeira vez desde que deixou o cargo de primeiro-ministro, para participar na tradicional reunião preparatória do PPE - a maior família política europeia, à qual pertence o PSD -, mas de novo na condição de líder da oposição, algo que já não acontecia desde 2011.

 
Continue a ler esta notícia