CDS-PP diz que IVA de Caixa ajudará empresas a «resistir» - TVI

CDS-PP diz que IVA de Caixa ajudará empresas a «resistir»

Moção de Censura do PS em debate na AR (José Sena Goulão/Lusa)

Medida entra em vigor em outubro

O porta-voz do CDS-PP, João Almeida, defendeu esta quinta-feira que a aprovação do regime de IVA de Caixa poderá permitir ajudar empresas em «situação de rutura de tesouraria pelas condições de mercado» a «resistir».

«Poderá permitir a muitas empresas que estão em situação de rutura de tesouraria pelas condições do mercado, terem aqui alguma forma de puder resistir à situação que enfrentam neste momento», afirmou João Almeida aos jornalistas no Parlamento.

O dirigente centrista e vice da bancada parlamentar congratulou-se com a medida aprovada em Conselho de Ministros, sustentando que «tem uma relevância nas pequenas e médias empresas, que são a grande parte do tecido empresarial português».

«O CDS sempre considerou que, estando Portugal condicionado pelo memorando de entendimento que obrigava designadamente a alguns aumentos de impostos, que era necessário durante esta legislatura, conseguir alguma justiça fiscal e, depois, preferencialmente, até redução da carga fiscal», disse.

«É nesse sentido que consideramos muito importante a aprovação do IVA de caixa. Sempre o defendemos na oposição e, naturalmente, que neste momento achamos muito importante que, numa altura tão difícil, o Governo consiga aprovar uma medida que vai permitir a muitas empresas - a mais de dois terços das empresas portuguesas - terem uma situação de tesouraria bastante melhor do que têm neste momento e do que tiveram no passado», defendeu.
Continue a ler esta notícia