Espanha promete esclarecimentos sobre central nuclear de Almaraz - TVI

Espanha promete esclarecimentos sobre central nuclear de Almaraz

Central nuclear em Almaraz

Após reunião com António Costa, o chefe do executivo espanhol prometeu dissipar, “o mais rapidamente possível”, as dúvidas do Governo português sobre as condições de segurança da central nuclear de Almaraz

Garantias dadas pelo chefe do Governo espanhol ao primeiro-ministro português, esta segunda-feira, em Madrid: Espanha irá esclarecer “o mais rapidamente possível” todas “as dúvidas” que Lisboa tem sobre as condições de segurança da central nuclear de Almaraz.

Farei tudo o que esteja ao meu alcance para resolver as dúvidas que podem ter sido levantadas, o mais rapidamente possível”, disse Mariano Rajoy numa conferência de imprensa ao lado de António Costa, depois de os dois terem tido um almoço de trabalho.

A central nuclear de Almaraz fica situada na província de Cáceres, na Extremadura espanhola. É a que está mais próxima das fronteiras portuguesas, sendo refrigerada pelo rio Tejo.

Dúvidas sobre segurança

O ministro do Ambiente português pediu em finais de setembro uma reunião urgente a Espanha sobre a construção de um depósito para resíduos nucleares em Almaraz. Avisou, na altura, que Portugal iria intervir para garantir o cumprimento das regras de segurança.

O Estado português intervirá de forma a garantir o escrupuloso cumprimento de todas as regras de segurança”, foi a frase de João Matos Fernandes, a 28 de setembro último, numa reunião na Assembleia da República com os deputados da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

Nós queremos é transparência total” e “temos o maior interesse do mundo, por razões óbvias, no cumprimento das mais estritas condições de segurança em Almaraz”, insistiu esta segunda-feira, Mariano Rajoy.

Segundo o chefe do Governo espanhol, na passada sexta-feira os ministros espanhóis do Meio Ambiente e da Agricultura enviaram uma carta com esclarecimentos ao ministro do Ambiente português, que também foi convidado a vir a Espanha discutir a questão.

Eu estou convencido de que este incidente ficará muito em breve resolvido”, concluiu Rajoy.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE