Ministério da Economia com seis secretários de Estado - TVI

Ministério da Economia com seis secretários de Estado

Tomada de posse do Governo (Miguel A. Lopes/Lusa)

Pedro Martins, Almeida Henriques, Sérgio Silva Monteiro, Henrique Gomes, Cecília Meireles e Carlos Oliveira assumem as pastas

A equipa do «superministro» Álvaro Santos Pereira integra seis secretários de Estado: Pedro Martins no Emprego, Almeida Henriques na Economia, Sérgio Silva Monteiro nas Obras Públicas, Henrique Gomes na Energia, Cecília Meireles no Turismo e Carlos Oliveira com a Inovação.

O académico independente Pedro Martins, de 36 anos, possui um vasto currículo na área económica e desempenhava até agora as funções de professor universitário de Economia Aplicada na Universidade de Londres.

Licenciado pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado pela Universidade de Warwick, tem o blogue «Economia das Pessoas» e colabora no blogue «The Portuguese Economy», a par do próprio Álvaro Santos Pereira, Pedro Pita Barros, João Confraria e Pedro Lains.

Pedro Martins já foi investigador convidado do Banco de Portugal e consultor do Instituto Nacional de Estatística.

Como secretário de Estado adjunto da Economia e Desenvolvimento Rural ficará António Almeida Henriques, actual vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD e vice-presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP).

Com 50 anos e natural de Viseu, Almeida Henriques é deputado há nove anos, foi cabeça de lista do PSD por aquele distrito nas últimas eleições legislativas.

Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, foi duas vezes vice-presidente do grupo parlamentar do PSD e presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) e do Conselho Empresarial do Centro (CEC).

A pasta das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que passa a estar integrada no ministério da Economia, cabe a Sérgio Silva Monteiro.

Henrique Gomes, administrador da Redes Energéticas Nacionais (REN), é o novo secretário de Estado da Energia, tendo passado por várias empresas do grupo, e era, desde 2010, director-geral, com a coordenação dos investimentos (incluindo o planeamento da rede eléctrica), relações laborais, e comité de gestão do risco.

O novo secretário de Estado tem 64 anos e é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e realizou o MBA da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Entre 1987 e 1998 foi administrador da GDP ¿ Gás de Portugal, S.A. e após uma passagem pelos setores de consultoria e telecomunicações assumiu funções de direcção na Fomentinvest SGPS, SA entre 2003 e 2004.

Carlos Oliveira, conhecido por ter vendido a Mobicomp, tecnológica que fundara oito anos antes, à gigante Microsoft, fica com a pasta do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.

Licenciado em Engenharia de Sistemas Informáticos, na Universidade do Minho, o empresário de Braga de 34 anos foi condecorado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, em 2006.

A deputada na XI Legislatura pelo CDS-PP no círculo do Porto, Cecília Meireles, de 33 anos, licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, é a nova secretária de Estado do Turismo.

Actual membro da comissão política nacional do CDS-PP e da comissão política distrital do Porto do CDS-PP assume pela primeira vez um cargo governativo, depois de ter integrado várias comissões parlamentares.

Cecília Meireles foi coordenadora do grupo parlamentar na comissão de Ética, Sociedade e Cultura, participando também na comissão eventual de inquérito parlamentar à relação do Estado com a Comunicação Social e à actuação do Governo na compra da TVI.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE