Pensionistas: BE não aceita aumento dos descontos para a ADSE - TVI

Pensionistas: BE não aceita aumento dos descontos para a ADSE

Debate na AR

Oposição lembra que esta camada da população já «perdeu cerca de 20% do seu rendimento»

O BE avisou esta terça-feira que «não aceitará mais um aumento» nos descontos dos pensionistas para a ADSE e lembrou que esta camada da população «perdeu cerca de 20% do seu rendimento» em poucos anos.

«Este aumento da taxa da ADSE para pensões de valor igual ou superior a 485 euros significa que o Governo continua a achar que os reformados são sempre a solução para as suas medidas incompetentes no que à economia diz respeito, por isso taxa sempre os mesmos do costume», criticou a deputada bloquista Mariana Aiveca.

Em declarações aos jornalistas nos Passos Perdidos, na Assembleia da República, a deputada do BE advertiu que uma nova medida sobre os pensionistas e os reformados vai agravar a redução do seu rendimento disponível.

«O Governo, depois de cortar nas pensões, de aumentar os impostos e de se preparar para uma nova taxa sobre as pensões, anuncia que os reformados que descontam para a ADSE vão ver esse desconto aumentado, o que significa que todas estas medidas somadas já vão numa perda de cerca de 20% do seu rendimento», afirmou.

Para Mariana Aiveca, esta é uma medida inaceitável: «Não podemos aceitar e não aceitamos mais este aumento na taxa da ADSE».

O Governo quer aumentar ainda este ano os descontos dos aposentados do Estado para o subsistema de saúde (ADSE), deixando de fora pensões até 485 euros, de acordo com a proposta enviada aos sindicatos.

Assim, à semelhança dos trabalhadores do Estado no ativo, a intenção do Governo é que os descontos para a ADSE passem de 1,5% para 2,25% já este ano (até 31 de dezembro) e para 2,5% a partir de 1 de janeiro de 2014.
Continue a ler esta notícia