TSU e PEC ainda prometem aquecer debate quinzenal de hoje - TVI

TSU e PEC ainda prometem aquecer debate quinzenal de hoje

PS vai abrir o debate, precisamente com questões económicas. Bloco de Esquerda pretende também abordar temas de relações internacionais, o CDS-PP questões de soberania e o PEV assuntos ambientais

A polémica ainda está quente. Hoje há debate quinzenal no Parlamento, depois do chumbo da descida da Taxa Social Única no Parlamento, na quarta-feira, ontem o Governo anunciou a redução do Pagamento Especial por Conta como alternativa. Esta, sim, será uma medida que tem a concordância pelo menos de BE, PCP e PEV, assegurou o primeiro-ministro. 

Para o PSD, a redução do PEC é um “fraco remendo” como alternativa à TSU e deveria ter dada prioridade à descida do IRC. 

Já o CDS-PP, remeteu a responsabilidade da aprovação das medidas aos partidos que apoiam o Governo, recusando confirmar, imediatamente, a esperança do primeiro-ministro num apoio dos centristas à redução do PEC.

Para o debate de hoje, todos os partidos escolheram questões sociais e económicas para discutir com António Costa, segundo disseram à Lusa fontes parlamentares.

O Bloco de Esquerda pretende também abordar temas de relações internacionais, o CDS-PP questões de soberania e o PEV assuntos ambientais.

No último debate quinzenal, a 17 de janeiro, António Costa anunciou que o défice em 2016 não será superior a 2,3%, mas o tema foi “abafado” pela discussão em torno da baixa da TSU.

Os partidos à esquerda que apoiam o Governo – BE, PCP e PEV – assumiram o seu desacordo com esta medida saída de um acordo de concertação social, para compensar a subida do salário mínimo.

O PSD assumiu o seu voto, ao lado da esquerda, no parlamento, contra a descida da taxa, o que aconteceu na quarta-feira, por recusar a ser “muleta” do Governo quando este não se entende com os seus parceiros.

O PS e o Governo acusaram os sociais-democratas de darem “uma cambalhota” relativamente uma medida idêntica que apoiaram em anos anteriores.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE