PSD: se entrar ajuda externa, Sócrates deve sair - TVI

PSD: se entrar ajuda externa, Sócrates deve sair

Sócrates (ANTONIO COTRIM / LUSA)

Guilherme Silva sublinha que queda do Governo não depende exclusivamente de uma moção de censura

O social-democrata Guilherme Silva defendeu que se Portugal recorrer a ajuda externa o Governo não tem condições para continuar à frente dos destinos do país, lembrando que a queda do Executivo não depende exclusivamente de uma moção de censura.

Em declarações à agência Lusa, o deputado considerou que, num cenário de incumprimento da execução orçamental e do aumento dos juros da dívida pública, que conduza a uma «intervenção externa», verifica-se «uma perda objectiva de condições para o Governo continuar».

«Se se confirmar a sua incapacidade para ultrapassar a situação, o último gesto que se espera de Sócrates é que reconheça a sua incapacidade para se manter à frente dos destinos do país. Se não o fizer, naturalmente a direcção do PSD terá soluções para conseguir essa mudança», afirmou, à semelhança do que já foi defendido por outras figura do PSD.

«Não vejo que o Governo que nos conduziu a essa situação seja um Governo capaz de fazer a recuperação», acentuou o vice-presidente da Assembleia da República.

Lembrando que «a eventual queda do Governo e eleições antecipadas não depende exclusivamente de qualquer moção de censura», defende que se «eventualmente» o PSD entender apresentar uma moção de censura, deve fazê-lo «com a segurança» de que será aprovada.

«Cabe à direcção do partido, se optasse pela moção de censura, fazer as negociações que entendesse adequadas à sua aprovação», defendeu o deputado social-democrata, afirmando que na entrevista que deu ao jornal «i» não fez qualquer referência directa aos comunistas.
Continue a ler esta notícia