Teixeira dos Santos responde a Ferreira Leite - TVI

Teixeira dos Santos responde a Ferreira Leite

Pinho, Sócrates e Teixeira dos Santos

Ministro refuta críticas da líder do PSD à moratória para desempregados com crédito habitação

O ministro das Finanças refutou, esta quinta-feira, em Bruxelas, as críticas da líder do PSD à moratória para desempregados com crédito à habitação, afirmando que a preocupação do Governo é apoiar os portugueses com dificuldades «neste momento».

Manuela Ferreira Leite tinha afirmado que a redução na prestação da casa para desempregados é mais «um anúncio» do Governo que não sabe se será concretizado e que até poderá ser «bastante negativo se, por exemplo, as famílias tiverem que obrigatoriamente devolver esse dinheiro daqui a dois anos».

Teixeira dos Santos sustentou que «daqui a dois anos ainda falta muito tempo» e que a preocupação deve ser o actual momento, que admitiu ser de grandes dificuldades para «milhares de portugueses».

«Com o que eu estou preocupado é com o que nos temos já pela frente, e o que temos pela frente, não tenhamos dúvidas: temos uma crise, temos situações de dificuldades em muitos milhares de portugueses, e é isso que nos deve preocupar neste momento, não aquilo que vai acontecer daqui a dois anos», declarou.

Sócrates não responde directamente à líder do PSD

Questionado sobre o mesmo assunto à entrada da sede do Conselho Europeu, o primeiro-ministro José Sócrates, por seu turno, reafirmou que a medida anunciada na véspera na Assembleia da República visa «apoiar as famílias mais carenciadas, em particular as famílias que estão no desemprego», o que considerou uma «responsabilidade política e moral» do Estado.

«O que nós fizemos é da maior importância para muitos desempregados e muitos sabem que o que nós fizemos pode ser a diferença entre manter ou não manter o seu património», declarou.
Continue a ler esta notícia